Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 14 de Abril de 2005 às 10:41
Por: amanda freitas

    Imprimir


Poconé, MT - O projeto Parceria Rural – Pecuária, do Governo do Estado, finaliza neste sábado (16.04), no Município de Poconé (104 km ao Sul de Cuiabá), mais um curso de vaqueiro. O curso, coordenado pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), qualifica desta vez 16 novos profissionais, sendo 14 homens e duas mulheres.

Poconé já é o terceiro Município atendido só este ano. De acordo com o coordenador do curso, o assessor especial da Setec, José de Abreu, a meta para 2005 é atender mais de 30 Municípios de Mato Grosso, qualificando cerca de 500 novos profissionais. “Até julho já temos agendado todos os locais onde serão realizados os cursos de vaqueiro”, ressaltou.

Para os alunos o dia começa cedo na fazenda onde são ministradas as aulas. Eles aprendem noções de artesanato em couro, manejos de cria, recria, engorda e de curral, castração, vacinação, rastreabilidade, ética e cidadania, direitos e deveres previdenciários e noções de direitos do trabalho. “Acordamos por volta das 5h e o dia só termina quando o sol se põe. Aprendemos a laçar boi até doma de cavalos. Sempre trabalhei em fazenda, mas só agora estou percebendo como é ser um verdadeiro vaqueiro”, contou o aluno Luis Otávio dos Santos, que já foi contratado por um pecuarista e tem emprego garantido após o encerramento do curso. Assim como Luis Otávio, outros cinco alunos já estão empregados. “Falta mão de obra qualificada na região. Os pecuaristas ficam encantados quando percebem que esses profissionais saem daqui prontos para cuidar do gado e garantir a produção de uma propriedade”, destacou o coordenador do curso, José de Abreu.

O veterinário Lucas Gaiva e Silva acompanhou todo trabalho dos alunos durante o curso de vaqueiro em Poconé. Para ele, as instruções de maternidade do gado são as mais importantes. “Considero a área de maternidade o ponto mais importante. O bom vaqueiro precisar passar por esta área pelo menos duas vezes ao dia, verificando o nascimento dos bezerros. Os cuidados com o bezerro é que garantem um bom gado futuramente”.

Tratando-se de dedicação e coragem, as mulheres do curso não perdem nada para os homens. Elas laçam gados, vacinam, arreiam cavalos e desempenham com perfeição todas as tarefas de um verdadeiro vaqueiro. A aluna Edilaura Silva Rondon, 20 anos, concilia inclusive a faculdade de Ciências Biológicas com o curso de vaqueiro em Poconé. “Fui criada em fazenda e desde pequena acompanho o trabalho do meu pai. Sempre demonstrei interesse em aprender a lidar com gado. Aqui aprendemos a maneira correta de executar este trabalho. Poderei até ensinar o que estou aprendendo”, disse.

Os cursos nesta área são mantidos com recursos arrecadados durante leilões. A duração é de onze dias e posteriormente os alunos são encaminhados para o mercado de trabalho. Os interessados devem ter mais de 18 anos, estar desempregado ou ser um pequeno produtor rural.

A secretária Terezinha Maggi ressalta ainda que os pecuaristas de Mato Grosso não trabalham mais como antigamente. “Atualmente eles lidam com tecnologias avançadas no campo e estão à procura de profissionais capacitados”, destacou.

O próximo curso de Vaqueiro será realizado simultaneamente nos Municípios de Nossa Senhora do Livramento e em Castanheira. “Nas duas cidades as turmas serão compostas de 16 alunos”, disse Abreu.

As unidades locais do Sine são responsáveis pela inscrição, acompanhamento do curso e encaminhamento dos trabalhadores para o mercado de trabalho




Fonte: Assesoria/sefec-mt

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/346758/visualizar/