Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 14 de Abril de 2005 às 10:30
Por: MARIA DA PAZ SABINO

    Imprimir


Um grupo composto por representantes de várias entidades públicas ligadas ao meio ambiente está verificando as potencialidades do Rio Teles Pires para conhecer a realidade e ouvir as reivindicações dos pescadores da região de Sinop. A equipe percorreu trechos do rio em barcos durante toda a manhã desta quarta-feira, conhecendo a realidade dos pescadores e como eles vivem da pesca.

A Universidade do Estado de Mato Grosso, através do Campus de Sinop, está organizando os pescadores há alguns meses realizando reuniões, a fim de conseguir melhores meios de sobrevivência profissional.

No período da tarde, o secretário estadual de Aqüicultura e Pesca de Mato Grosso, Valter Santana, e a pró-reitora de Extensão e Cultura - PROEC, Solange Ikeda, e a responsável pelo setor de Gestão Pública do Campus de Sinop, Valquíria Carvalho, participaram de uma reunião técnica com os pescadores e representantes do Ibama, Fema, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município e Empaer, na Unemat.

Durante o encontro, o secretário estadual de Aqüicultura e Pesca de Mato Grosso, Valter Santana, disse que a união entre os pescadores é imprescindível para que o grupo consiga melhorias e possam alcançar os seus objetivos.

O secretário disse ainda que é intenção do Governo Federal beneficiar os pequenos pescadores, viabilizando a cultura da pesca com a aplicação de projetos e liberação de recursos.

A participação da Unemat neste processo será de grande importância, segundo garante a pró-reitora Solange Ikeda, já que a instituição desenvolve o programa A B C de Mato Grosso, que envolve os aspectos da água, biodiversidade e cultura, sendo também responsável pelo Festival Ecológico Cultural das Águas de Mato Grosso, que este ano será realizado em Alta Floresta entre os dias 9 a 11 de junho.




Fonte: Da Assessoria/Unemat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/346765/visualizar/