Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 13 de Abril de 2005 às 22:00

    Imprimir


o presidente da Associação Brasileira de Restaurantes de Culinária Japonesa, Hugo Kawauchi, disse hoje, em audiência com o Ministro Especial de Aqüicultura e Pesca, José Fritsh, em Brasília, que ao adotar o salmão congelado, os restaurantes de culinária japonesa poderão manter a qualidade do prato e dar segurança ao consumidor sem aumentar os seus custos. Segundo ele, as características naturais do peixe, como textura e sabor, serão preservadas porque o congelamento industrial, feito em baixas temperaturas, entre -50ºC e -60ºC é rápido.

Ele acrescentou que os estabelecimentos estão preparados para o descongelamento. "Para o congelamento, são exigidos equipamentos potentes e a grande maioria dos restaurantes não tem. Para o descongelamento, no entanto, todos estão preparados", atestou.

Segundo o presidente da associação, a importação do peixe congelado acaba sendo mais vantajosa para o importador em virtude do custo do frete. "O custo é mais baixo em relação ao salmão fresco, que vem de avião do Chile", disse. Kawauchi afirmou, no entanto, que o preço para o consumidor não deve ser afetado. "Não deverá haver diferença no custo dele hoje".

De acordo com Kawauchi, a substituição por peixes típicos brasileiros é difícil. "Como o salmão caiu no gosto do brasileiro, eu diria que é insubstituível, até pelo teor de gordura que ele tem. É difícil encontrar um peixe com características semelhantes no Brasil".

Entre as medidas adotadas, segundo o presidente da associação que representa 120 restaurantes em São Paulo (além de outros no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campo Grande e Curitiba), foi feito contato com as importadoras para só comercializarem o peixe congelado. Os lotes que já foram importados frescos, foram congelados em indústrias brasileiras. De acordo com ele, em duas semanas todas as medidas deverão estar sendo adotadas e o consumo do salmão será feito com segurança.

Enquanto o salmão que é importado pela União Européia é congelado, o do Brasil passou a ser comprado fresco há dez anos, por uma estratégia de marketing, segundo Kawauchi. "Há 15 anos, o salmão importado pelo Brasil do Chile era congelado. A prática de importá-lo fresco foi adotada há dez anos. A proximidade com o país permitiu isso".





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/346844/visualizar/