Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 13 de Abril de 2005 às 15:20
Por: Carlos Martins

    Imprimir


O governador Blairo Maggi destacou nesta quarta-feira (13.04), em entrevista à rádio Nazareno FM, em Cuiabá, a opção que seu Governo fez de trabalhar em parceria com as igrejas e entidades em favor das pessoas menos favorecidas. Maggi participou durante uma hora do programa “Povos, Línguas e Nações”, que é transmitido para todo o Mato Grosso e também pode ser acessado em todo o mundo pela internet. “Estamos felizes de fazer o bem. De apoiar quem já faz o social. O Governo complementa esse trabalho”, disse o governador à apresentadora do programa, Damaris Rastelli, que também é professora da língua espanhola.

O programa é transmitido três vezes por semana e é o único que também ensina e transmite em espanhol. Inaugurada em setembro de 2002, a rádio Nazareno pertence à Fundação Cantares de Salomão, entidade filantrópica das igrejas evangélicas Assembléias de Deus da Grande Cuiabá. Operando nas 24 horas, o veículo atinge hoje mais de cem mil ouvintes. O tema da entrevista com o governador foi a Integração Latino-Americana e a apresentadora aproveitou para conversar com o governador sobre a viagem internacional Estradeiro IV, onde uma comitiva liderada pelo governador visitou a Bolívia, Peru e Chile entre os dias 12 e 22 de fevereiro.

Falando sobre as dificuldades impostas pelas aduanas, que dificultam o turismo e os negócios principalmente entre Mato Grosso e Bolívia, Maggi disse que, como resultado das avaliações feita no estradeiro, foi proposto a instalação de uma estrutura comum entre Brasil e Bolívia na divisa. Essa aduana funcionaria 24 horas por dia com funcionários dos dois países. “Hoje, cada país cria uma estrutura e uma situação diferente e isso acaba atrapalhando”, disse maggi, lembrando que durante audiência com o presidente Carlos Mesa da Bolívia, pediu a interferência do governo boliviano para resolver a questão das trancas, que, instaladas a cada 70 quilômetros, dificultam a integração.

Maggi relatou ainda os esforços que o governo de Mato Grosso, em conjunto com as autoridades bolivianas, está fazendo para estabelecer linhas regulares de ônibus entre Mato Grosso e a Bolívia e também linhas aéreas ligando Cuiabá a Santa Cruz de la Sierra. Outro assunto abordado foi sobre a importância da Hidrovia Paraná – Paraguai, que é um canal natural de navegação. “É uma hidrovia que tem um sentido de integração com a América do Sul”, disse Maggi. Ele explicou que os entraves ambientais, que tem impedido o desenvolvimento total da hidrovia, estão sendo encaminhados de acordo com a legislação.

Acompanhado do secretário José Carlos Dias (Comunicação Social) e recebido pelo presidente da Convenção dos Ministros das Assembléias de Deus em Mato Grosso, pastor Sebastião Rodrigues de Souza, o governador também fez um balanço sobre os três estradeiros já realizados no Estado. Ele relatou a alegria que sente quando a comitiva chega a lugares nunca antes alcançados pelo Poder Público. Maggi lembrou da chegada da comitiva a Cotriguaçu (950 km ao Noroeste de Cuiabá). “A cidade estava parada. Parecia até final de Copa do Mundo”, disse Maggi, relembrando a acolhida da população, com foguetes e manifestações de alegria pelas ruas. “As pessoas percebem que o governador, secretários e deputados vão conhecer as dificuldades. Elas dizem ‘até que enfim o governador sabe o quanto eu sofro para chegar até aqui’”, disse Maggi.

Durante os estradeiros, enquanto o governador participa de reuniões, os secretários e presidentes de entidades ou empresas, como de energia e telefonia, vão conversar com as pessoas e saber quais as carências. Após os estradeiros, é feito um levantamento, Após os estradeiros é feito um levantamento e parte das reivindicações passa a fazer parte da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) do próximo ano e entra no orçamento. “As coisas mais urgentes são feitas logo”, disse Maggi, enfatizando que tudo o que foi reivindicado no segundo estradeiro (fevereiro do ano passado no Norte, Médio-Norte, Vale do Arinos-Teles Pires e Juruena) em relação à energia elétrica foi atendida, e também parte das demandas nas áreas de segurança publica e saúde. “O Estradeiro tem a função de tirar governador, secretários, deputados e senadores de dentro dos gabinetes”, afirmou.

O presidente da Associação Beneficente da Assembléia de Deus, Luis Roberto, participou do programa e falou sobre o apoio que o Governo do Estado vem dado aos programas sociais da igreja. “O governador e sua esposa, dona Terezinha Maggi (secretária do Trabalho, Emprego e Cidadania) têm nos ajudado muito. Estou a oito anos em Cuiabá e nunca vi um Governo como esse tão voltado para a área social, priorizando os menos favorecidos”, disse o presidente da associação.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/346958/visualizar/