Repórter News - www.reporternews.com.br
Polícia Brasil
Quarta - 13 de Abril de 2005 às 08:03
Por: Daniele Danchura

    Imprimir


O delegado aposentado da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Alair Fernando das Neves, pode ser solto hoje. Ele foi absolvido pela Terceira Turma do Tribunal Regional Federal (TRF-1ª Região) na terça-feira (12)pelo crime de lavagem de dinheiro. Alair é compadre de João Arcanjo Ribeiro, acusado de ser o mandante da execução do empresário Sávio Brandão, fundador da Folha do Estado.

Alair também teve redução de pena pelo crime de evasão de divisas, pois havia enviado dinheiro para o Deustch Bank, em Genebra, na Suíça. Assim, ele ficou com a condenação de três anos, em regime aberto.

Além disso, a Justiça Federal também deverá devolver o dinheiro seqüestrado de Alair Neves, num total de 512 mil dólares.

O advogado de Alair, Gerson Medeiros, explicou que ainda irá recorrer da pena de três anos. “Acredito que ainda será absolvido no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Não concordo com a pena de três anos, mas para ele foi uma vitória, já que o Dondo (Luiz Alberto Dondo Gonçalves) foi condenado pelo mesmo crime”, salientou Medeiros.

Alair das Neves está preso há mais de dois anos na Penitenciária do Pascoal Ramos, nas celas de aço.

O caso

Alair Fernando das Neves, foi condenado no dia 21 de novembro de 2003, a dez anos e dez meses de prisão, inicialmente em regime fechado, e ao pagamento de 220 dias de multa no valor de R$ 14.600 pelos crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

No despacho, o juiz da 1ª Vara Federal Julier Sebastião da Silva destaca que Neves fora denunciado pelo Ministério Público Federal por manter alta soma de valores não declarados à Receita Federal em um banco suíço, juntamente com o bicheiro João Arcanjo Ribeiro e o contador Luiz Alberto Dondo Gonçalves.

O montante, segundo o juiz, teria tido origem na prática de diversos delitos da organização criminosa integrada pelos três, como jogo do bicho, exploração e contrabando de máquinas caça-níqueis, homicídios e crimes contra o sistema financeiro nacional. Fato negado pela defesa.




Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/347139/visualizar/