Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 09 de Abril de 2005 às 08:33

    Imprimir


Na última segunda-feira, venceu o prazo dado pelo ministério da Saúde para que três laboratórios americanos responsáveis pelos medicamentos do coquetel anti-HIV autorizassem o licenciamento voluntário dos remédios no Brasil. Caso não aceitassem a proposta brasileira, os laboratórios teriam a patente dos remédios quebrada pelo governo brasileiro.

Segundo informações do jornal O Globo, o prazo recebeu uma extensão de três dias e, nesta sexta-feira, a assessoria de imprensa do ministro Humberto Costa divulgou o resultado da pressão do governo: um laboratório aceitou o licenciamento, mas não nos termos brasileiros; um laboratório disse estar disposto a negociar; e um terceiro disse que se recusa a abrir mão da patente. Não foi informado, no entanto, qual dos laboratórios, Abbott, Merck Sharp & Dohme ou Gilead Science, teria tomado qual posição.

O ministério, pressionado por grupos como a Comissão Nacional de Aids (Conaids), da qual fazem parte 26 entidades, reiterou o governo vai decretar o licenciamento compulsório dos medicamentos de combate à aids, caso os laboratórios não estejam dispostos a ceder nas negociações.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/347674/visualizar/