Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 08 de Abril de 2005 às 13:21

    Imprimir


A Fundação de Amparo à Pesquisa, em parceria com o Ministério da Saúde, está disponibilizando R$ 200 mil em recursos para o financiamento de pesquisas sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) através do "Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde". Os pesquisadores interessados em receber o recurso poderão se inscrever até o dia 4 de maio. O objetivo é incentivar a produção de conhecimento e dados sobre a saúde pública em Mato Grosso, que vão apontar caminhos de soluções para a solução de problemas como o mau atendimento e a formação dos trabalhadores em saúde.

A alta incidência dos casos de hanseníase no Estado é uma das preocupações dos pesquisadores. Nesse caso, a falta da aplicação de um procedimento simples – o exame dos contatos, isto é, das pessoas que conviveram com o doente nos últimos cinco anos - é uma das causas do aumento de casos no Estado. Quem aponta é a pesquisadora Eliane Ignotti, cujo projeto receberá recursos da Fapemat. Ela vai levantar o número de casos de hanseníase e também de tuberculose que se originaram por causa da falta desse procedimento. "Mato Grosso examina menos de 25% do mínimo de contatos exigido pelo Ministério da Saúde", disse ela. "E isso não se deve à falta de condições, mas sim à falta de atenção dos próprios profissionais."

Ela aponta que de cada 10 contatos não examinados, quatro acabam desenvolvendo hanseníase. A descoberta e o tratamento da doença nessas pessoas acaba acontecendo, só que muito tarde, quando as seqüelas já são graves. "A descoberta precoce da doença é a única maneira de desacelerar o seu crescimento", disse ela, enfatizando que uma simples conversa com o paciente, levando-o a fazer com que os familiares e pessoas próximas também fizessem o exame resolveria o problema. "Essas pessoas podem ser vacinadas com a BCG, que diminui a possibilidade de desenvolver formas mais graves da doença.

Esse é o segundo edital lançado pelo programa em Mato Grosso graças à parceria com a Fapemat. Em todo o Brasil o Ministério aplicará R$ 12 milhões em projetos de pesquisa que atendam às necessidades dos Estados e às prioridades do SUS. Em Mato Grosso, foram pré-definidas como temas de pesquisa questões relacionadas a: Força de Trabalho no SUS (Formação de Recursos Humanos voltados para o SUS), Epidemiologia nos Serviços de Saúde (Práticas Assistenciais no SUS) e Planejamento e Gestão no SUS (Controle Social do SUS, Formulação de Políticas e Gestão do SUS).





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/347860/visualizar/