Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 08 de Abril de 2005 às 11:30

    Imprimir


O vírus causador da leprose dos citros, uma das principais ameaças da lavoura da laranja no país, está com seus dias contados. A Alellyx, empresa de pesquisa e desenvolvimento em genômica aplicada financiada pela divisão de novos negócios do grupo Votorantim, anunciou ontem o seqüenciamento completo do genoma desse vírus, que é transmitido à planta por meio de um ácaro.

Atualmente, o controle da doença é baseado na aplicação de acaricidas, o que demanda investimentos de cerca de US$ 300 milhões por ano por parte dos produtores de laranja do Brasil. Mas, segundo a Alellyx, a partir do seqüenciamento do vírus CiLV (Citrus Leprosis Virus, na sigla em inglês), é possível desenvolver vacinas contra o mal e mesmo plantas transgênicas resistentes a ele.

De acordo com a empresa, as pesquisas com o CiLV começaram em setembro do ano passado e consumiram cerca de US$ 1 milhão. A Alellyx aguarda a autorização da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) para realizar seus próprios testes de campo com as novas plantas. Recentemente a Alellyx e a CanaVialis, outra companhia controlada pelo Votorantim, obtiveram sinal verde da CTNBio para testar no campo uma variedade de cana transgênica resistente ao vírus causador do mosaico.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/347893/visualizar/