Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 06 de Abril de 2005 às 20:44

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde por meio da Escola de Saúde Pública está credenciada, pelo Conselho Estadual de Educação, como capacitadora para a formação de Agentes de Saúde Indígena e iniciou um trabalho de parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), no estabelecimento de métodos de ensino na área de Saúde, visando atender as necessidades das comunidades indígenas existentes no Estado.

O cumprimento dessa meta do Governo Federal está sendo discutido em reuniões técnicas, que durarão três dias, onde serão encaminhadas as questões referentes à certificação, capacitação e serviço, estrutura do programa de formação, para serem desenvolvidas ainda no ano de 2005. A Escola de Saúde Pública sedia até esta quinta-feira (7) a reunião técnica do Programa de Formação dos Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e Agentes Indígenas de Saneamento (Aisan).

O evento reúne profissionais das equipes multidisciplinares que atuam no processo de formação e supervisão dos Agentes Indígenas da Coordenação Regional da Fundação Nacional de Saúde (Core/Funasa), bem como entidades parceiras como Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade de Brasília, Universidade de São Paulo (Unifesp), organizações não governamentais como a Halitinã e Ipren-Rê, Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), da representação pedagógica da Escola de Saúde Pública e representante da Secretaria de Estado de Educação.

Dados da Funasa apontam que em Mato Grosso, existem 247 agentes de saúde indígenas em processo de capacitação. Do total, 39 são do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) de Cuiabá, 33 do Distrito Kayapó, 101 do Distrito Xavante e os demais (74) do Xingu (Alto, Médio e Baixo). Já os Agentes Indígenas de Saneamento são 127 em Mato Grosso, mas em atuação apenas 112. Do total, 55 são do Distrito Xavante, 13 do Kayapó, 41 de Cuiabá e 16 agentes indígenas que atuam no Xingu.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/348488/visualizar/