Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Sábado - 02 de Abril de 2005 às 08:42
Por: Juliana Scardua

    Imprimir


Dos 200 mil agricultores familiares de Mato Grosso apenas 60 desenvolvem projetos na área de turismo rural. Em todo o país, 12 mil pequenos agricultores investem em atividades turísticas nas propriedades. Considerada inexpressiva pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), a estimativa em Mato Grosso aponta que a agricultura familiar, ainda prejudicada pela falta de informações e capacitação, deixa de lançar mão de alternativas rentáveis e mecanismos diversificados para agregar valor à produção.

Prova disso é o fato de que dos 40 editais abertos ao turismo rural para a captação de recursos pelo Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) no ano passado, nenhum projeto de agricultura familiar em Mato Grosso foi contemplado. De acordo com o coordenador de Turismo Rural da Sedtur, Geraldo Donizete Lúcio, nenhum projeto estava adequado às normas.

O Pronaf apresenta um orçamento para este ano de R$ 7,2 bilhões. O programa congrega além do turismo rural, modalidades Pronaf Mulher, Pronaf Agroindústria, Pronaf Jovem Rural, Pronaf Agroecologia e Pronaf Florestal. De acordo com o coordenador do Programa Nacional de Turismo Rural na Agricultura Familiar, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ednei Bueno, não existe uma dotação em recursos específica para cada modalidade e os recursos são liberados conforme a demanda de projetos. Para fomentar o turismo nessas pequenas propriedades e estimular a criação de novos projetos, o programa do MDA realizará uma rodada de palestras no mês de maio em Cuiabá. Em 2004 foram investidos R$ 4 milhões via Pronaf para capacitação, incluindo o Pronaf Turismo Rural. O treinamento é destinado a agentes de desenvolvimento local, como engenheiros agrônomos e técnicos da Empaer.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/349514/visualizar/