Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Sexta - 01 de Abril de 2005 às 09:30
Por: Carlos Martins

    Imprimir


"As demandas são grandes em todos os setores, mas cabe aos homens do poder público buscarem e criarem as condições para desenvolver e incentivar o turismo", destacou o governador Blairo Maggi durante seu discurso na abertura da 12° Festa Internacional do Pantanal na noite desta quinta-feira (31.03), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Ao relatar os esforços e os investimentos que o Governo do Estado de Mato Grosso vem fazendo no setor por meio da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo, Maggi enfatizou a importância de o Governo, juntamente com os parlamentares mato-grossenses, atuarem no papel de fomentadores do turismo. Nos últimos anos, o setor registrou um crescimento de 23% no Estado.

O trabalho desenvolvido pela bancada de Mato Grosso no Congresso garantiu para este ano recursos de R$ 4,5 milhões para o Estado. Somados à contrapartida do Governo Estadual, estes recursos garantem investimentos no setor e também a divulgação do potencial. Afinal, o estado possui quatro ecossistemas. Pantanal, Cerrado, Araguaia e Amazônia. Maggi elogiou o trabalho desenvolvido pela Sedtur, que, tendo à frente a secretaria Yêda Marli Assis, tem divulgado o Estado. Como aconteceu recentemente em São Paulo com o lançamento junto ao trade turístico nacional das maravilhas da Reserva indígena do Xingu. Os profissionais do setor e autoridades ficaram maravilhados com as apresentações culturais de indígenas representantes de algumas etnias do Xingu. Em breve pacotes serão vendidos pelas agências permitindo, assim, que turistas de todo o mundo conheçam a reserva.

A cobertura metálica das ruínas de uma Igreja centenária em Vila Bela da Santíssima Trindade está entre os investimentos previstos para este ano. O governo vai aplicar R$ 1,5 milhão na cobertura metálica das ruínas, ao mesmo tempo em que o local será usado como um grande teatro ao ar livre. Vender as potencialidades das regiões, como a de Vila Bela, implica também dar condições às comunidades de produzirem no local, gerando emprego e renda. É o caso do famoso Can-jin-jin, que será produzido numa escala maior em 40 cozinhas que estão sendo construídas pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Cidadania. Maggi provocou gargagalhadas quando se referiu ao licor, feito com diferentes tipos de ervas. "Queremos exportar nosso ´viagra natural`, feito em Vila Bela", disse o governador.

Um convênio assinado entre o Governo e o Sesc (Serviço Social do Comércio) na tarde desta quinta-feira em Cuiabá, durante solenidade de assinatura de novos consórcios rodoviários, vai permitir o asfaltamento da rodovia que liga Poconé ao Sesc Pantanal, em Porto Cercado. Também será asfaltado o trecho que liga Poconé até a entrada da Transpantaneira. "Isso vai melhorar ainda mais as condições do turismo", observou Maggi, citando ainda outras obras nas regiões de Barão do Melgaço, Mimoso, Chapada dos Guimarães e na região Sul, onde foi asfaltada a estrada que liga a BR-364 até a Cachoeira da Fumaça, em Jaciara. .

Maggi também chamou a atenção para o enorme potencial turístico que se abrirá assim que o parque onde está localizada a Lagoa Azul, em Nobres, for liberado pelo Ibama. "O Governo, juntamente com a secretaria de Desenvolvimento do Turismo, está trabalhando para que isso aconteça brevemente", afirmou o governador. Diante de uma platéia formada por empresários e profissionais do trade turístico, autoridades, secretários de Estado e de municípios, de prefeitos e representantes de 60 cidades, Maggi também elogiou a belíssima abertura do evento que contou com a participação da dupla Nico & Lau. "Pelo que eu a Terezinha vimos na entrada [ambiente recriando ambientes naturais do Estado] será uma grande festa, que vai marcar época", disse o governador. Logo após a abertura, Maggi, as demais autoridades e o público foram visitar os estandes da 12ª Festa Internacional do Pantanal.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/349728/visualizar/