Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Sexta - 01 de Abril de 2005 às 09:26
Por: ROSI MEDEIROS

    Imprimir


As lideranças políticas e empresariais que têm contribuído para o fortalecimento do turismo em Mato Grosso foram homenageadas pelo Governo do Estado, nesta quinta-feira (31.03), com a entrega do Troféu Pantanal, durante a solenidade de abertura da XXII Festa Internacional do Pantanal.

"Para nós é uma honra muito grande. Nós já conquistamos prêmios nacionais e até internacionais, e é muito gratificante termos o reconhecimento daqui do Estado também", disse a empresária Clariman de Lima Ayoub, proprietária do Restaurante Al Manzul, consagrado como o melhor restaurante árabe do Brasil. O prêmio foi concedido por sete vezes consecutivas pela revista Guia Brasil Quatro Rodas, especializada em turismo. Em janeiro deste ano, os empresários também tiveram reconhecimento internacional conquistando o prêmio, na categoria gastronomia, do 3º Troféu de Ouro de Turismo, Hotelaria e Gastronomia, em Madri, na Espanha.

O Troféu Pantanal deste ano homenageou ao todo 33 personalidades, entre artistas, políticos, empresários. Pelo apoio e canalização de recursos públicos para a promoção do turismo mato-grossense foram homenageados pela atuação em âmbito nacional os ministros do Turismo, Walfrido de Moraes Guia, e da Integração Nacional, Ciro Gomes. Pela política estadual o presidente da Assembléia Legislativa, Silval Barbosa, o deputado federal Pedro Henry e o secretário Extraordinário de Projetos Estratégicos, Cloves Vetoratto. "Fiquei muito honrado com o reconhecimento. O turismo em Mato Grosso ainda é um tesouro a ser descoberto", afirmou o secretário.

Vetoratto destacou que a cultura e o turismo, que são duas áreas complementares, são a base para o desenvolvimento de um Estado. "Não basta sermos somente o maior produtor de soja, algodão e carne se não tivermos a cultura e o turismo bem desenvolvidos", afirmou. O secretário informou que uma das tarefas da Secretaria de Projetos Estratégicos é ajudar os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur).

As Pastas de Turismo e de Cultura também integram o comitê formado para incrementar as relações comerciais e culturais de Mato Grosso com os países andinos, depois da visita a estes países liderada pelo governador Blairo Maggi, durante a Expedição Internacional Estradeiro 4. "O turismo entre Mato Grosso e os países andinos tem muito que se desenvolver. Nós temos uma fauna e flora exuberante e estes países também tem muito atrativos de regiões bem diferentes da nossa, como por exemplo, o deserto de Atacama (que fica entre os países Chile e Peru)", afirmou Vetoratto.

Na área de pesquisa, o homenageado com a entrega do Troféu foi o presidente da Fundação Mato Grosso, Hugo Ribeiro de Carvalho; no segmento empresarial: proprietário do Hotel Xingu Refúgio Amazônico, João Vicentini, o presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA), João Luiz R. Pessa, o diretor da Fazenda São Marcelo, do Grupo Carrefour, Arnaldo Eijsink.

Pelo novo produto turístico do Estado, Roteiro Xingu, que constitui na visita controlada a uma aldeia construída exclusivamente para o turismo, foi homenageado o presidente da Associação Puwixa Wene, Yawaritsawa Trumai Waurá e o cacique, Aritana Yawalapiti.

No setor artístico foram homenageados o maestro da orquestra de Flautas Meninos do Pantanal, Gilberto Mendes; o diretor do Grupo Artístico Cultural Chalana, Luiz Antônio Machado Tolotti; os músicos Benedito Donizeti de Moraes; Henrique Martins de Oliveira Neto; Cláudio Ferreira; e os comediantes: Lioniê Vitório e Justino Astrevo (Nico e Lau).

Pela viabilização institucional e comercial da Festa Internacional do Pantanal foram homenageados os apoiadores e patrocinadores: O gerente geral da Tam, Antonio Germano dos Santos; o superintendente comercial da Gol, Joselito Correa; os superintendentes da Caixa Econômica Federal, Edy Veggi Soares; do BASA, Paulo Henrique de Almeida; e do Banco do Brasil, Dan Antonio Marinho Conrado.

Também o diretor do Sebrae, José Guilherme Barbosa Ribeiro; os gerentes-gerais da Varig, Carlos Pereira; da Companhia GENSA, Valdecir Cardenas Dias; da Cruiser Linhas Aéreas, Odenir José de Matos; o diretor-presidente da AMBEV, Mauro Junior Carvalho; o diretor territorial da VIVO, Ednaldo Socorro da Silva; o diretor-presidente da Real Norte Transportes, Eder Pinheiro; o diretor regional do Senac, Pedro Nadaf. E pelo trabalho em preservar o que Mato Grosso tem de mais precioso, que é seu meio ambiente, o Troféu também foi entregue ao superintendente do Ibama, Hugo José Schewer Werle





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/349729/visualizar/