Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 01 de Abril de 2005 às 09:22
Por: AMANDA FREITAS

    Imprimir


A secretária de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi, recebeu nesta quinta-feira (31.03), a visita do arquiteto, responsável pelo Jardim Botânico de Brasília, Jeaneto Gentilini. O motivo da visita foi discutir sobre a proposta de implantação de um Jardim Botânico em Cuiabá. Participaram da reunião a secretária-adjunta de Projetos Estratégicos da Setec, Neide Mendonça, e o presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Aréssio Paquer.

A criação do Jardim Botânico em Cuiabá possibilitará também a implantação do laboratório de transformação e viveiro de plantas do Programa Estadual de Fitoterápicos, Plantas Medicinais e Aromáticas com fins Terapêuticos e Alimentares (Fitoplama). O programa visa melhorar a qualidade de vida da população, utilizando para isso a flora mato-grossense abundante e à disposição de todos na fabricação de medicamentos naturais.

A proposta de instalação do Jardim Botânico/Centro de Biotecnologia do Cerrado é na antiga área de fomento agrícola da Empaer, localizada na região da Comunidade do Sucuri, próxima à fábrica da Ambev, em Cuiabá. A área possui 71 hectares e um grupo de especialistas já vistoriou o local a fim de identificar as espécies vegetais e animais e aferir se a área serve para a implantação do Programa.

Dois professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) ficaram responsáveis por este levantamento. Já o arquiteto Jeaneto Gentilini vem atuando como uma espécie de consultor profissional especializado na área. “Foram identificados três ambientes distintos, sendo eles cerrado, mata ciliar e uma área alagável. Isso demonstra uma potencialidade paisagística, além da diversidade em espécies de fauna e flora”, destacou.

Segundo a secretária-adjunta de Projetos Estratégicos da Setec, Neide Mendonça, a Secretaria está diretamente envolvida no desenvolvimento deste projeto porque ele implementa e formula políticas públicas voltadas para a valorização da cidadania e para a garantia da qualidade de vida, através do direito à saúde. “O Fitoplama incentiva a agricultura familiar e garante o uso ordenado dos recursos naturais visando o desenvolvimento sócio-econômico com qualidade ambiental, sendo possível inclusive a comercialização dos produtos, gerando emprego e renda”.

A área onde se pretende implantar o Jardim Botânico já foi disponibilizada pelo Governo do Estado através da Empaer. “O que falta é a criação de uma Lei que faz a determinação desta área. Em seguida, o Jardim Botânico de Cuiabá deverá ser registrado no Conselho Nacional de Jardins Botânicos. Este Conselho regulamenta essas áreas que devem respeitar um padrão de preservação e educação ambiental, além de divulgação de informações de conhecimento científico”, explicou o arquiteto de Brasília.

Para a Secretária Terezinha Maggi, a criação do Jardim Botânico só enriquece a região. “Estimula o desenvolvimento do turismo local, propiciando lazer orientado à população. Promoverá também a educação ambiental. Trata-se de um local onde serão desenvolvidas pesquisas sobre a flora, especialmente a medicinal. Os visitantes terão acesso às terapias complementares de saúde”, ressaltou.

DETERMINAÇÃO HISTÓRICA – Em 1825, através de uma portaria do rei D. Pedro I, foram autorizadas a criação e implantação do Jardim Botânico em Cuiabá. Passaram-se 180 anos e essa deliberação imperial ainda não foi atendida. Somente em agosto de 2004, a proposta do Jardim Botânico em Cuiabá foi recuperada com estudos desenvolvidos pelo governador Blairo Maggi, por meio da Setec e da Empaer, durante os trabalhos do grupo elaborador do programa Estadual de Fitoterápicos, Plantas Medicinais e Aromáticas - Fitoplama.





Fonte: Assessoria/Setec

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/349730/visualizar/