Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 30 de Março de 2005 às 07:26

    Imprimir


Jacarta - Até o momento foram retirados 430 corpos dos escombros provocados pelo terremoto de 8,7 graus Richter que atingiu, segunda-feira, principalmente a Ilha de Nias, no litoral oeste de Sumatra, na Indonésia, mas fontes governamentais reconheceram que a cifra pode chegar a 2 mil.

O governo da Indonésia pediu nesta quarta-feira o envio imediato de água mineral e ajuda médica à ilha de Nias. Segundo fontes oficiais, embora haja água potável, ela não pode ser distribuída porque a infra-estrutura de abastecimento foi destruída pelo terremoto.

Segundo informou hoje a organização humanitária SurfAid International, a equipe médica do principal hospital de Nias fugiu depois do terremoto, deixando para trás vários feridos. "Não há ninguém para atender os feridos e a devastação é enorme", disse um porta-voz da SurfAid na cidade de Gunungsitoli, a principal da ilha.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou que hoje enviará um avião Hércules com uma equipe de 50 médicos, enfermeiras, além de medicamentos, e espera também a chegada de três navios de guerra da Marinha indonésia com mais pessoal médico e remédios.

A presença de várias organizações humanitárias na região para ajudar os desabrigados do tsunami (onda gigante) de 26 de dezembro passado, que matou mais de 270 mil pessoas, está facilitando a rápida mobilização de ajuda humanitária às zonas atingidas pelo terremoto desta semana.




Fonte: AE - AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/350274/visualizar/