Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 28 de Março de 2005 às 16:24
Por: Elzis Carvalho

    Imprimir


Apesar de Mato Grosso ser o maior produtor de grãos do país, a infra-estrutura física e humana das Escolas Agrícolas ainda é precária. Preocupado com essa situação no estado, o deputado Sebastião Rezende (sem partido) quer que a secretária de Ciência e Tecnologia, Flávia Maria de Barros Nogueira, informe como está o ‘Programa Revitalização de Escolas Agrícolas’.

Entre as informações solicitadas no requerimento pelo parlamentar está a que define quantas e quais unidades estão incluídas no programa. Outro ponto questionado pelo deputado é em relação aos recursos.

Sebastião Rezende quer saber, por exemplo, se o dinheiro disponibilizado será para reformas das estruturas físicas ou para aquisição de equipamentos, mobiliário, materiais didáticos, contratação de corpo docente e agentes administrativos.

De acordo com o parlamentar, o requerimento é para dar subsídios à Casa de Leis, porque segundo Rezende, os deputados estão sendo questionados pela população e pelos prefeitos que abrigam as unidades educacionais sobre o programa que está sendo viabilizado pelo governo estadual.

Hoje, segundo dados obtidos pela assessoria do deputado José Carlos do Pátio (PMDB), junto à secretaria de Ciências e Tecnologia, Mato Grosso possui 30 Escolas Agrícolas. Desse número 27 são administradas por prefeituras, duas são privadas e uma está sobre o controle do Estado. Entretanto 19 não estão funcionando.

Para debater o sistema educacional agrícola, o deputado Zé do Pátio pretende realizar uma audiência pública com todos os segmentos envolvidos com o setor. A discussão deve acontecer no próximo mês de abril.

Zé do Pátio já sugeriu ao governador Blairo Maggi (PPS) que destine parte do percentual de incentivo fiscal dado para o algodão às Escolas Agrícolas mato-grossenses.




Fonte: Da Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/350621/visualizar/