Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 28 de Março de 2005 às 15:09

    Imprimir


Um terremoto de 8,2 graus na escala Richter, segundo o US Geological Survey dos EUA, com sede no Colorado, foi registrado hoje no Oceano Índico, perto da costa norte da ilha de Sumatra, na Indonésia. Já o Centro de Maremotos do Pacífico indicou que a magnitude do terremoto é de 8,5 graus.

O tremor - sentido em Jacarta e também nas capitais de Tailândia, Cingapura e Malásia - provocou um alerta para possíveis tsunamis e especialistas indicam que a população das áreas costeiras deve deixar a região. A mesma zona foi afetada no fim de dezembro por um terremoto que deixou mais de 300 mil mortos em vários países.

O centro de alertas contra tsunamis do Pacífico informou que o terremoto tem o potencial de provocar "uma onda gigante devastadora" e as autoridades deveriam tomar uma ação imediata, inclusive a retirada das pessoas das linhas costeiras dentro de mil quilômetros do epicentro. Segundo o centro do Pacífico, as autoridades devem manter os níveis de alerta por três horas, quando, se nenhuma onda gigante for observada na região, o perigo pode ser afastado.

O tremor foi registrado às 13h09 (horário de Brasília). De acordo com o centro geológico dos Estados Unidos, o terremoto foi sentido a cerca de 200 quilômetros a noroeste de Sibolga, na ilha de Sumatra, ou a 1.408 quilômetros a noroeste da capital indonésia.

Especialista aponta tsunami na ilha Maurício

O forte terremoto que atingiu a costa de Sumatra provavelmente está levando um tsunami para a ilha Maurício, no Oceano Índico, disse o especialista norte-americano Robert Cessaro.

Membro do Centro de Alerta para Tsunamis do Pacífico, Cessaro disse que os tremores devem produzir um tsunami, mas provavelmente na forma de um "feixe de energia dirigindo-se para o sul", disse ele à CNN.

EUA afirmam que estão se preparando para ajudar

O governo dos Estados Unidos acompanha "muito de perto" as informações sobre o forte terremoto registrado hoje na Indonésia e se prepara para ajudar se for necessário, afirmou o Departamento de Estado.

Em sua entrevista coletiva diária, o porta-voz adjunto do Departamento, Adam Ereli, afirmou que a instituição se encontra em contato com todas suas embaixadas nos países na região possivelmente afetada pelo terremoto para obter o maior volume de informações possíveis.

"Estamos acompanhando muito de perto o desenvolvimento dos eventos depois de detectado o tremor", afirmou Ereli.

Segundo Ereli, até o momento as embaixadas americanas não detectaram "danos significativos", mas continuam a recolher informações para poderem ajudar se for necessário. Neste momento "estamos pondo em prática o aprendido" durante o maremoto de dezembro, afirmou o porta-voz.

Tremor na Nicarágua

A região ocidental da Nicarágua foi sacudida hoje por um tremor de 4,2 graus na escala Richter. O abalo não deixou vítimas ou danos materiais. O Instituto Nicaragüense de Estudos Territoriais (Ineter) informou que o sismo aconteceu às 7h46 (10h46 de Brasília) com epicentro a 91 quilômetros a noroeste de Manágua.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/350640/visualizar/