Repórter News - www.reporternews.com.br
Noticias da TV
Segunda - 28 de Março de 2005 às 13:19

    Imprimir


Arrastando-se para fora das telas de TV ou escorregando de armários escuros, os fantasmas japoneses estão surgindo para assombrar as platéias dos cinemas do mundo todo.

O filme de terror "O Chamado 2", dirigido por um japonês, ficou com a maior arrecadação deste final de semana nas bilheterias dos EUA, seguindo um padrão estabelecido por "O Chamado" e "O Grito", duas refilmagens de produções japonesas que também se saíram bem nos cinemas.

"Dark Water", produção internacional com direção do brasileiro Walter Salles, é uma outra refilmagem de uma produção japonesa de terror, que deve ser lançada no final deste ano.

Takashige Ichise, produtor de várias dessas histórias assustadoras que deram início a um boom de filmes do tipo no Japão no final dos anos 1990, tem uma explicação para o fenômeno.

"O terror japonês é mais assustador que o terror americano", disse em uma entrevista.

"Os filmes japoneses mostram os fantasmas saindo do dia-a-dia das pessoas. Quando a platéia estiver em casa, no elevador, no banho, onde quer que esteja, ainda continuará com medo", acrescentou. "Esse sentimento perdura."

Joe Drake, presidente da Mandate Pictures e produtor executivo de "O Grito", vê no estilo japonês uma novidade atraente.

"Há uma estética totalmente diferente no terror japonês, algo diferente de tudo que já se viu no mundo", afirmou.

"Trata-se de criar o suspense naturalmente. Há um sentimento de isolamento. Para uma platéia de fora do Japão, há algo nisso que é incrivelmente novo."

De ares sombrios, mas quase sem cenas de violência, o terror japonês tem pouco em comum com o estilo "estripador" dos filmes norte-americanos como "A Hora do Pesadelo".

"Não se vê muito sangue sendo derramado", disse Mark Schilling, autor de um livro sobre o cinema japonês. "Não se trata disso. A questão é matar as pessoas de medo — é daí que vem o terror."

A fórmula parece ser de sucesso.

A versão norte-americana de Takashi Shimizu para "O Grito" faturou 180 milhões de dólares em todo o mundo desde o lançamento. A produção custou apenas 10 milhões de dólares.

"O Chamado 2", de Hideo Nakata, conseguiu arrecadar impressionantes 36 milhões de dólares quando estreou nos EUA no final de semana passado. O filme estreou no Brasil na sexta-feira.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/350664/visualizar/