Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 28 de Março de 2005 às 06:34

    Imprimir


Bishkek - A Comissão Eleitoral do Quirguistão outorgou hoje plenos poderes ao novo Parlamento desta república do centro da Ásia, que atravessa grave crise desencadeada por protestos contra supostas fraudes cometidas nas últimas eleições legislativas, que provocaram a queda do presidente Askar Akayev.

O período legislativo do Parlamento eleito em 2000 terminou nesta segunda-feira, anunciou o presidente da Comissão Eleitoral, Tuygunaaly Abdraimov. "As irregularidades que se registraram em uma dezena de de distritos durante as eleições celebradas no final de fevereiro e meados de março não devem paralisar o aparato do Estado em sua totalidade", prosseguiu Abdraimov.

A queda do presidente Akayev, quinta-feira passada, desencadeou uma discussão na oposição sobre se a legitimidade pertence ao antigo Parlamento, ou ao eleito há poucas semanas. No entanto, a Constituição do país estipula, segundo as autoridades eleitorais, que o antigo parlamento foi dissolvido hoje. Sexta-feira passada a Câmara Alta do Parlamento eleito em 2000 convocou novas eleições para 26 de junho próximo.




Fonte: AE - AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/350740/visualizar/