Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 23 de Março de 2005 às 19:53
Por: Debóra Siqueira

    Imprimir


Dia 24 de março é dia Mundial de Combate à Tuberculose. Em Diamantino, cada unidade de saúde vai adotar a sua própria estratégia para alertar a população a respeito da doença.

Ano passado a Secretaria Municipal de Saúde notificou 07 novos doentes, em 2003 foram detectados 13 casos, em 2002 10 registros da doença e em 2001 14 casos d tuberculose.

A enfermeira da unidade do Programa Saúde da Família do bairro Buriti, Reinalda Lima dos Santos vai proferir palestras o dia todo. “A comunidade está mais consciente sobre a necessidade de buscar a unidade de saúde assim que apresentarem os sintomas da tuberculose”, cita.

As unidades do PSF Bom Jesus e Pé Branco vão orientar os agentes comunitários de saúde a distribuírem folhetos explicativos para os moradores de suas regiões sobre a prevenção e o tratamento da tuberculose. Na Central de Saúde, os funcionários distribuirão panfletos na sala de espera.

A tuberculose é uma doença contagiosa e de fácil transmissão. Ela é causada pelo Bacilo de Koch, que penetra no organismo através da boca e do nariz, contaminando o pulmão, mas pode atacar também os rins, bexiga, intestino e ossos.

A contaminação pode ocorrer por meio da tosse, escarro e gotas de saliva. Os principais sintomas são: tosse e escarro por mais de quatro semanas; falta de apetite e emagrecimento; dor no peito; suores noturnos; febre baixa, geralmente à tarde. A tuberculose é a doença que mais mata entre as doenças infecciosas. A cada 10 segundos uma pessoa morre da doença no mundo. No Brasil são registrados 80 mil novos casos por ano. Cada doente de tuberculose pode contaminar outras 10 ou 15 pessoas.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/351374/visualizar/