Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 23 de Março de 2005 às 16:55

    Imprimir


A comissão formada por parlamentares, entidades médicas e sociedade civil para acompanhar a crise da saúde no Rio de Janeiro, vai encaminhar ao Ministério da Saúde a proposta de reabertura imediata da emergência do Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, subúrbio da zona norte da cidade.

A decisão foi anunciada pela deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ), que integra o grupo que está vistoriando outros hospitais municipais, além dos que foram requisitados pelo governo federal. Após visitar o hospital, ela disse que o objetivo da comissão é contribuir para que o Ministério da Saúde inclua outras unidades importantes sob gerência municipal, que também estão em crise, na lista dos requisitados.

"O Ministério da Saúde poderá reabrir a emergência do Salgado Filho, porque ali o problema é de contratação de pessoal, envolvendo pouca questão de infra-estrutura. Foi uma obra planejada para durar três anos e meio, sem que nenhum planejamento de pessoal fosse feito, para poder contratar terceirizados precariamente, como é a política do município", assegurou.

A deputada criticou a iniciativa do prefeito César Maia, que publicou decreto no Diário Oficial desta terça-feira autorizando o remanejamento de pessoal para o Salgado Filho. "Isso tem que ser interrompido. Nós temos que contratar mais e fazer com que os postos funcionem e reduzam os atendimentos nas emergências", afirmou.

A comissão esteve também no Hospital da Piedade e nesta quinta-feira visitará o Hospital Paulino Werneck, na Ilha do Governador, e o PAM de Irajá. Em seguida, o grupo irá vistoriar os hospitais psiquiátricos e os hospitais da rede estadual.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/351437/visualizar/