Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 23 de Março de 2005 às 15:48

    Imprimir


Uma equipe de cientistas descobriu que uma planta chamada Arabidopsis tem a capacidade de modificar o código genético herdado de seus pais e de voltar a ter código igual ao de seus avós ou bisavós.

Os pesquisadores já sabiam que alguns organismos têm a capacidade de mudar sua fibra de DNA utilizando outra como apoio, mas o novo estudo, que será publicado nesta semana pela revista Nature, revela que a Arabidopsis pode mutar os genes de ambas as fibras de DNA.

A equipe de especialistas, dirigida por Robert Pruitt da Universidade de Purdue em Indiana (EUA), descobriu que as células desse organismo guardam uma cópia genética do DNA de seus antecessores que se manifesta de forma ainda desconhecida, embora o estudo indique que pode ser em forma de moléculas de ácido ribonucléico.

Essa molécula, que também pode estar presente em outros organismos, poderia servir para modificar o genoma quando existe uma seqüência genética prejudicial herdada dos pais. A descoberta representa um desafio às leis convencionais da genética, motivo pelo qual foi qualificada como algo "espetacular" pelos cientistas.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/351462/visualizar/