Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Sexta - 18 de Março de 2005 às 21:58
Por: Mariele Ramires

    Imprimir


O número de pessoas que tiveram os nomes inclusos na lista de devedores do Serviço de Proteção ao Crédito foi superior àqueles que quitaram suas dívidas em fevereiro.

De acordo com dados da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá, no mês passado houve 31.306 novos registros no banco de dados contra 12.008 pessoas com crédito bloqueado em período similar de 2004.

No entanto, no que se refere ao número de pessoas que quitaram suas dívidas, os números também foram superiores aos do ano passado. Foram 17.580 exclusões registradas em fevereiro deste ano, contra 7,138 em 2004.

Um dos fatores responsáveis pela alta da inadimplência, diz o presidente da CDL, Roberto Carvalho de Almeida, foi o desaquecimento do setor do agronegócios em Mato Grosso. “O agronegócio enfrenta uma crise de preços, de queda na produção e na comercialização. Como o comércio está na ponta da economia, ele é o primeiro a sentir o reflexo dessa crise”, explica Almeida.

Contudo, as facilidades de crédito e as superpromoções que as lojas estão oferecendo aos seus clientes são, segundo o presidente, questões significativas que propiciaram esse aumento. “Apesar dessa facilidade de crédito, o poder aquisitivo do consumidor não aumentou nestes últimos anos, percebemos que o contrário disso ocorreu. E as pessoas acabam não sabendo controlar seu orçamento pessoal”.

Em virtude disso, Carvalho lembra dos os cursos de orçamento pessoal que estão sendo promovidos gratuitamente pela CDL durante todos os meses do ano. “O primeiro deles aconteceu em fevereiro. A idéia é difundir as técnicas de orçamento pessoal com o objetivo de educar os nossos consumidores no que se refere aos gastos”, concluiu.

Sobre o cursos de orçamento pessoal

Na próxima quarta (23), às 19h, a CDL promoverá o segundo curso gratuito "Como Administrar seu Orçamento Pessoal". Voltado para o público consumidor, o objetivo é ensinar técnicas de gerenciamento do orçamento pessoal de maneira racional a fim de promover a diminuição da inadimplência e negativação junto ao SPC.

“Em 2004 vários índices apontaram o aumento da inadimplência. Um deles foi os números do SPC, revelando que o percentual de consumidores inclusos no Sistema de Proteção ao Crédito subiu em 91,71%, se comparado ao ano de 2003”, pontuou o presidente da CDL, Roberto Carvalho de Almeida.

Para realizar a inscrições, basta que os interessados entrem em contato com a CDL Cuiabá através dos telefones citados abaixo. As inscrições estão abertas permanentemente, e os interessados em participar podem reservar suas vagas para os meses seguintes.

A CDL está situada a Av. Getúlio Vargas, 750, Centro. Para as inscrições: (65) 615.1500 ou 615.1581.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/351884/visualizar/