Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 18 de Março de 2005 às 16:41
Por: Nika Pereira

    Imprimir


Uma noite especial e de muita emoção para a comunidade escolar do bairro Pascoal Ramos marcou os 25 anos da escola, que tem o mesmo nome do bairro. As comemorações foram realizadas nesta quinta-feira (17.3) com mostra de trabalhos, apresentações artísticas e culturais, e atividades esportivas.

As festividades deram inicio com a celebração de uma missa católica realizada pela comunidade local e do Jardim Industriário. Na ocasião foi inaugurada a biblioteca, que já possuí um acervo em torno de cinco mil livros. Logo após, a escola fez uma homenagem para as pessoas que contribuíram diretamente com o sucesso da unidade nesses 25 anos.

O diretor da unidade escolar, Welson Mesquita de Oliveira, destaca que o sucesso da escola tem sido graças a colaboração da comunidade, que tem participado em massa das atividades desenvolvidas pelo estabelecimento. “Temos feito um trabalho de conscientização com a população, da importância deles para a escola e na formação de seus filhos. Com isso, adquirimos o respeito e agora todos participam das atividades, isso é muito gratificante”, disse.

A programação prosseguiu com apresentações artísticas e mostra de trabalhos, feitas pelos alunos. As festividades se arrastaram durante toda a sexta-feira (18.3) com atividades esportivas, apresentações culturais e exposições de trabalhos.

A instituição de ensino se destaca na gestão escolar. Em 2004, com o objetivo de integrar comunidade e escola foi realizado no dia 23 de novembro o "1º Dia dos Pais em Sala de Aula". Durante os dois turnos, matutino e vespertino, os pais participaram das aulas junto com os seus filhos. A idéia deu certo, a escola vem tendo destaque na população pelos trabalhos que estão sendo realizados com os alunos.

A escola ainda oferece aulas de campo, com foco na preservação do meio ambiente, e oficinas com materiais reciclados e pintura em tela. A unidade também está abrindo aos finais de semana, proporcionado momentos de lazer para as crianças. “Todos os finais de semana a quadra da escola fica lotada. Pais, alunos e comunidade vizinha aproveitam o espaço para praticar atividades esportivas. Esse é o melhor meio de combater a violência no meio dos nossos alunos”, acrescenta o diretor.

E.E. PASCOAL RAMOS – Localizada na região do Coxipó, a escola foi inaugurada no dia 15.03.1980 e oferece o Ensino Fundamental de 6ª a 8ª série e o Ensino Médio, nos três turnos, possuí 16 salas de aula e atende 1.657 alunos. Além disso, possuí quadra poliesportiva, sala do professor e uma biblioteca.

Durante esses 25 anos, a escola tem contribuído para a formação da cidadania e do conhecimento desenvolvendo, durante todo o ano, atividades pedagógicas, esportivas e culturais como aulas de campo, mostra de trabalhos, Esporte é vida, projetos educacionais, desfile cívico, palestras, seminários e arte (danças e teatros).

O exemplo disso é a participação em massa da comunidade nas atividades e eventos realizados pela escola, que realiza constantemente bingos, festival de pizza e sorteio de prêmios. O recurso adquirido ajuda a escola a desenvolver projetos, como por exemplo, a construção da sala do professor. “Construir a sala do professor foi uma vitória para nós, e foi graças a comunidade”, ressalta o diretor. Em fevereiro deste ano, a escola recebeu da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) 100 novas carteiras.

PDE – Dando um exemplo de uma boa administração, o recurso do Plano de Desenvolvimento Escolar (PDE) está sendo muito bem investido na E.E. Pascoal Ramos. Com as parcelas bimestrais, o diretor comprou cortinas, tanto para sala de vídeo quanto para a secretaria, extintores de incêndio, stands, cadeiras para biblioteca, computadores e impressora.

Ainda foi possível com o recurso equipar toda sala de vídeo com aparelharem de som, fitas de vídeo, televisão, vídeo cassete, e cadeiras. “O recurso do PDE se bem administrado, você equipa toda a escola e não falta material pedagógico para o professor trabalhar dentro da sala de aula”, disse Welson.

FANFARRA – Com 66 integrantes, a fanfarra da escola também é o orgulho da comunidade. Em 2004, a unidade participou sexta edição do Concurso Nacional de Bandas e Fanfarras, realizada em Campo Grande-MS, e conquistou o 3º lugar, na categoria sênior. O encontro é considerado o maior do gênero no país, onde participaram 98 corporações musicais de todo o país. A escola também é bi-campeã estadual.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/351935/visualizar/