Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 18 de Março de 2005 às 16:09
Por: Ascom

    Imprimir


Com o enfoque de impulsionar o setor da Construção Civil e da Cerâmica, no que diz respeito à qualificação de mão-de-obra, qualidade de produtos e serviços, além de certificar e homenagear as empresas dos setores que implantaram sistemas de qualidade em seu processo produtivo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI-MT realizará no dia 22 de março, o evento ‘SENAI na Obra’.

Serão quatro solenidades distintas, que se tornarão um marco para o setor da construção e da cerâmica. A abertura do evento, às 19h, será a inauguração do Laboratório de Cerâmica e Construção Civil, uma das mais modernas estruturas para a realização de ensaios de caracterização física e térmicas de matérias-primas cerâmicas e ensaios em produtos acabados. O laboratório está localizado no SENAI - FIEMTEC. “Investimos cerca de quinhentos mil reais na compra de equipamentos de ponta, veículo e profissionais, para transformar o laboratório em Mato Grosso um dos mais atualizados tecnologicamente”, explica o Diretor Regional do SENAI –MT, Prof. Gilberto Figueiredo.

Em seguida, cinqüenta construtoras de Mato Grosso, que implantaram os níveis de qualificação do PBQP-H – Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, receberão os certificados do SENAI-MT. As empresas do setor cerâmico, que implantaram o nível I do Programa Setorial da Qualidade da Cerâmica Vermelha - PSQ – Cerâmica, também receberão certificados de qualidade pelo IMEQ – Instituto Mato-grossense de Metrologia e Qualidade.

Um dos aspectos mais significativos para o setor, será a assinatura do convênio entre o Governo do Estado de Mato Grosso e o SENAI-MT, objetivando a qualificação de mais de quatro mil trabalhadores do setor da construção civil, por meio do Projeto ‘Colher na Massa’. O projeto contou com a parceria do Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Mato Grosso - SINDUSCON-MT, que identificou a demanda por qualificação profissional nos municípios do estado. “Este projeto é uma ação da Secretaria de Infra-Estrutura - SINFRA, Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania - SETEC e Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia - SICME”, diz o Diretor Regional do SENAI, lembrando que no final do ano passado, as instituições mencionadas assinaram um protocolo de intenções em 02 de dezembro de 2004 para a operacionalização do Projeto ‘Colher na Massa’.

A metodologia utilizada pelo SENAI para atender aos oito pólos de atuação do Projeto ‘Colher na Massa’ (Juína, Sinop, Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres, São Félix do Araguaia e Tangará), nos 130 municípios que serão atendidos pelo projeto, será por meio de 60 Kits do Programa de Ações Móveis - PAM. Ele obedece ao conceito do sistema ‘instrutor e kit didático’. “Os Kits didáticos funcionam como oficinas móveis, acondicionadas em contêineres, que contém todos os equipamentos, ferramentas e utensílios especialmente produzidos para cada curso. Investimos cerca de um milhão de reais na compra desses equipamentos”, explica o Coordenador do PAM/SENAI-MT, Luiz Marcos Cândido.

Segundo dados da Secretaria de Infra-Estrutura – SINFRA, Mato Grosso possui no momento cerca de 1.800 obras, entre projetos de investimento em infra-estrutura. “Esses investimentos do governo e do setor privado estão impulsionando a ampliação de empregos e conseqüentemente a qualificação de mão-de-obra. O SENAI, que possui mais de 60 anos de experiência na educação profissional, e especificamente em Mato Grosso, é a única instituição desse ramo com a certificação de qualidade ISO 9001, está preparado para atender a essa demanda”, avalia o Prof. Gilberto Figueiredo.

O evento, que será realizado no SENAI – Fiemtec em Cuiabá, contará com a presença de 300 empresários e autoridades relacionados ao setor.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/351940/visualizar/