Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 18 de Março de 2005 às 16:03
Por: Nilson Guedes

    Imprimir


No ultimo dia 18 a comunidade de Vão Grande estava em festa, devido a implantação do Projeto Pronaf Mulher que funciona como uma renda alternativa para as mulheres dos pequenos agricultores.

Todos os presentes tiveram a oportunidade de conhecer de perto o projeto PRONAF MULHER e como funciona naquela comunidade. Ao todo são seis etapas divididas em sessão, e na primeira sessão os moradores tiveram a oportunidades de explicaram um pouco da historia dos primeiros moradores daquela comunidade, que são originadas remanescentes de povos quilombos vindo a morar naquela localidade no período de escravidão, pois ali nasceram e criaram seus filhos e vivem ate hoje no mesmo lugar e cultivando as mesmas tradições. “Nos já passamos por muitas dificuldades e hoje estamos com o apoio que estamos tendo parte do nosso sonho esta sendo realizado” Disse Manoel presidente dos moradores do Vão Grande. Que também explicou que o nome de Vão Grande e originado devido estar entre as duas serras no distrito de Currupira

Os pequenos produtores da comunidade do Vão Grande distante aproximadamente 80 Km da sede de Barra do Bugres, só tiveram suas terras regularizadas pelo INCRA –MT no ano de 1988. E as mulheres dos pequenos produtores contando com o apoio da EMPAER se organizaram em associação para conseguirem recursos junto ao governo federal no valor R$. 66, 000, 00, onde teve a possibilidade da construção de duas salas para armazenamento do leite, e uma casa de ração, um aviário de 208 metros quadrados para abrigar 625 aves em postura, 08 piquete de 416 metros para pastagem para alimentar as aves, 01 resfriador de leite com capacidade de 3000 litros de leite, equipamentos diversos para preparo e mistura de rações e equipamentos de avicultura.

Os técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), realizaram diversas palestras relacionadas ao projeto implantado na comunidade entre eles, a importância da manutenção e cuidados com o leite, a exigência nutricional e alimentação das aves e galinhas genéticas, o sistema de criação e escalamento da produção das aves, apresentação do projeto vida nova e apresentação dos produtos cultivados e produzidos na comunidade.

Estiveram presente diversas autoridades, pequenos produtores e funcionários do governo do estado entre eles Irapuan Rodrigues da Silva, técnico em agropecuária do escritório da EMPAER do distrito de Capão Verde, que disse um pouco do sofrimento dos moradores da comunidade Vão Grande e como eles estão vivendo hoje “Essas mulheres estão de parabéns pela esta iniciativa de se fazer uma associação e buscar alternativa na renda familiar” Destacou Irapuan que junto com o chefe da EMPAER local de Barra do Bugres tem acompanhado o inicio do projeto dos moradores do Vão Grande.

Para o presidente da Câmara Municipal de Barra do Bugres, Jose Carlos de Almeida, que esteve visitando o projeto parabenizou a comunidade pela a organização do evento e desejou a aquela comunidade boa sorte, mesmo não pertencendo ao município de Barra do Bugres Jose Carlos se colocou a disposição daquela população.




Fonte: Barra do Bugres

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/351942/visualizar/