Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 17 de Março de 2005 às 19:19
Por: Lana Motta/Adriana Gomes

    Imprimir


Artesanato, pesca, cultura, turismo e a força do cooperativismo na consolidação da economia. Isso é o que a prefeitura de Cáceres promete mostrar em seu espaço na XII Festa Internacional do Pantanal, que acontece entre 31 de março e 3 de abril, no Centro de Eventos do Pantanal. O anúncio foi feito pela Prefeitura de Cáceres, durante o lançamento do evento promovido na cidade no último dia 14, pela Secretária Estadual de Desenvolvimento do Turismo, Yêda Marli de Oliveira Assis.

Visando incentivar a participação no maior evento do turismo de Mato Grosso, este ano, O Governo estadual programou solenidades de lançamento da Festa do Pantanal em Cuiabá e mais seis municípios dos quatro pólos de turismo do Estado: Cáceres e Poconé, no Pantanal; Alta Floresta e Sinop, na Amazônia; Cuiabá e Chapada dos Guimarães, no Cerrado, e Barra do Garças, no Araguaia.

Em Cáceres, prestigiaram a solenidade, o vice-prefeito, Massato Nakahara, representando o prefeito Ricardo Henry; o secretário de Turismo de Cáceres, Luiz Augusto Garcia Salles e o gerente do Sebrae local, Rubens de Pinho Filho, além de empresários e lideranças locais.

A cidade também denominada “Princesinha do Paraguai” promete uma participação em bloco, unificando turismo, artesanato, pesca, cultura, produção de mel e carne de jacaré, sem divisão entre os setores, para mostrar que todos têm a mesma importância. “Artistas, artesãos, empresários e produtores estarão juntos unindo forças para ampliar a visibilidade do município”, anunciou o prefeito em exercício, Massato Nakahara.

Além de representação da Prefeitura, Cáceres traz na bagagem a experiência e produtos da Cooperativa de Criadores de Jacaré do Pantanal – Coocrijapan, da associação de produtores de mel – Apialpa, e da Associação dos Empresários de Turismo de Cáceres – ASATEC, entre outros, além de grupos folclóricos tradicionais como o Chalana.

Yêda Assis destacou a relevância da presença de Cáceres no evento como a cidade mais importante do rio Paraguai, o principal formador do Pantanal. “A cidade sempre se destacou e é um dos grandes atrativos existindo até uma certa expectativa do público sobre o que será apresentado por ela na Festa”, disse a secretária.

Cáceres – a Princesinha do Pantanal, é a porta de entrada para uma das maiores Reservas da Biosfera do planeta, o Pantanal. Reconhecida nacionalmente como referência de pesca, sede do Festival Internacional de Pesca que entra em sua 26a edição, a cidade se revela em duas roupagens distintas: o período das águas e a seca, onde pássaros e animais típicos se misturam à paisagem multicolorida por Ipês, Aguapés e Vitórias-régias.

Seus principais atrativos turísticos são as lagoas Guaiva, Mandioré e Uberaba; as grutas Barreiro, Quilombo e Dolina Água Milagrosa; a Estação Ecológica Taiamã; e as fazendas Jacobina, Descalvados, Barranco Vermelho, Ressaca e Facão. Confira outros dados do município:

População: 87.708 habitantes Área: 24.398 quilômetros quadrados. Distância da capital: 209,7 quilômetros. Economia: Pecuária Clima: Em média 35 graus Atrativos: Lagoas: Guaiva, Mandioré e Uberaba; Grutas: Barreiro, Quilombo, Dolina Água Milagrosa; Estação Ecológica da Ilha do Taimã; Fazendas: Jacobina, Descalvados, Barranco Vermelho, Ressaca e Facão. Fonte: IBGE




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/352175/visualizar/