Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 17 de Março de 2005 às 03:15
Por: Ricardo Valota/Oswaldo Faustin

    Imprimir


São Paulo - Por decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que expediu liminar em caráter emergencial no início da noite de ontem, pelo menos 80% dos 6.500 microônibus das cooperativas que operam 500 linhas a atendem a quase 2 milhões de passageiros, estão obrigados a voltar a circular a partir das 4 horas da manhã de hoje na Capital paulista.

Mas algumas cooperativas, uma delas a Cooperpeople que conta com 540 ônibus e microônibus, não devem colocar a frota nas ruas. "Se a Prefeitura garantisse que nesta quinta-feira nossa situação seria discutida, voltaríamos normalmente", afirmou Francisco de Mola Neto, presidente da Cooperpeople.

Está marcada para sexta-feira, uma audiência de conciliação, no TRT, entre Prefeitura, SPTrans (São Paulo Transportes) e Cooperativas. O advogado Bension Coslovski, que representa as cooperativas, disse que a Prefeitura está repassando apenas R$ 0,73 de subsídio por passageiro transportado, sendo que este valor, segundo o advogado, já foi de R$ 1,10.

"Voltaremos a trabalhar, mas (estamos) em estado de greve. Apenas vamos para cumprir a decisão judicial e atender a população de São Paulo. Mas não porque estamos com medo do secretário municipal dos Transportes (Frederico Bussinger), que ameaçou cassar as licenças das cooperativas", afirmou o advogado.

Das 6h às 22h de ontem, 15 ônibus foram incendiados e outros 12 depredados na Capital, segundo informações da SPTrans. O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus da Capital afirma que foram 44 coletivos danificados. "Até parece que eles não sabem que as empresas de ônibus têm seguro total dos veículos. O fato é que tem muito perueiro clandestino atuando na cidade e o problema deles é o bilhete único e a baldeação", disse, fazendo alusão aos grevistas, o supervisor de uma das maiores empresas de ônibus da Capital, que não quis ser identificado.

Segundo a Polícia Militar, nos confrontos de ontem entre policiais e grevistas, sete pessoas foram detidas e cinco ficaram feridas, entre elas três policiais. Somente das 19h às 22h de ontem, cinco ônibus foram incendiados nos bairros de Vila Missionária (zona sul), Guaianazes, Itaquera e Cidade Tiradentes (zona leste).




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/352381/visualizar/