Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quarta - 16 de Março de 2005 às 09:53
Por: Carlos Martins

    Imprimir


Em 15 dias o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deverá dar uma resposta a um pedido feito pelo Governo do Estado de Mato Grosso para se dilatar o prazo de cinco anos para oito anos para o pagamento de financiamentos do Moderagro e Prodeagro, duas importantes linhas de crédito destinadas aos pequenos agricultores. O BNDES é o repassador de recursos para instituições como o Banco do Brasil e o Banco da Amazônia financiarem projetos so setor. Os recursos liberados, entre R$ 150 mil e R$ 200 mil, têm carência de dois anos para o início do pagamento do financiamento, cuja taxa é de 8,75% ao ano.

Num encontro mantido na segunda-feira (15.03) na sede do BNDES no Rio de Janeiro entre o governador Blairo Maggi e os secretários Otaviano Pivetta (Desenvolvimento Rural) e Luiz Antonio Pagot (Infra-Estrutura) com o presidente do banco, Guido Mantega, foi sugerida a inclusão de uma norma que permita a ampliação do prazo para o pagamento dos recursos liberados por meio do Moderagro (Programa de Modernização da Agricultura e Conservação dos Recursos Naturais) e Prodeagro (Programa de Desenvolvimento do Agronegócio).

“Estas linhas são interessantes para os produtores e para os projetos que Mato Grosso precisa desenvolver. Só que o prazo de amortização é muito curto e colocamos a necessidade de se dilatar o prazo para oito anos”, explicou Otaviano Pivetta, que viu boa receptividade do presidente do BNDES em relação à proposta, classificada como “justa”. A medida beneficiaria especialmente os pequenos produtores de Mato Grosso, que em muitos casos só começam a ter retorno em suas atividades entre seis e sete anos de trabalho.

“O financiamento, que tem carência de dois anos para o início do pagamento, seria importante para financiar vários empreendimentos no Estado, tais como aviários e também unidades produtoras de mel”, disse o secretário Luiz Antônio Pagot. Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Otaviano Pivetta, os financiamentos são importantes instrumentos para desenvolver as atividades de transformação principalmente na cadeia do milho.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/352522/visualizar/