Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 04 de Março de 2005 às 06:49

    Imprimir


O número de mortes por sarampo caiu 39% no mundo todo desde 1999, graças aos programas de vacinação, anunciaram nesta quinta-feira a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

"É muito difícil controlar a evolução da doença", declarou à imprensa o médico Jean-Marie Okwo-Bele, responsável pelo Departamento de Vacinação na OMS. "Segundo as estimativas, o número de mortes devido ao sarampo passou de 873 mil, em 1999, para 530 mil, em 2003 (últimas cifras disponíveis)", afirmou.

A redução mais forte aconteceu na África, onde a mortalidade por esta doença caiu 46% no mesmo período. Já a mortalidade infantil causada por esta mesma doença no mundo baixou 30%.

O relatório apresentado hoje pela OMS e o Unicef faz parte de um plano estratégico comum das duas agências da ONU para reduzir a mortalidade do sarampo entre 2001 e 2005.

De acordo com o texto, 45 países são considerados prioritários e se beneficiam de uma cobertura elevada de vacinação sistemática, da ordem de 90%.

Várias ONGs se somaram à ação realizada pela OMS e o Unicef para criar uma "Iniciativa contra o Sarampo" que permitiu arrecadar mais de 144 milhões de dólares e vacinar cerca de 350 milhões de crianças.

O médico Bradley Hersh, especialista da OMS em vacinação, lembrou que "o sarampo é uma doença muito antiga que, com o passar do tempo, se propagou por todo o mundo, o que aumenta a dificuldade desta campanha de vacinação". Novos países, como Índia, Paquistão e Nigéria, onde a doença se agrava cada vez mais, vão integrar a lista prioritária.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/355288/visualizar/