Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 03 de Março de 2005 às 11:33

    Imprimir


O vice-ministro chinês de Exteriores, Wu Dawei, e o embaixador dos Estados Unidos em Seul, Christopher Hill, reuniram-se nesta quinta-feira para buscar uma estratégia comum que atraia a Coréia do Norte para a negociação sobre seu desarmamento nuclear.

Segundo fontes da embaixada americana, os diplomatas reiteraram em Seul a necessidade de manter a península coreana sem armas nucleares e destacaram que a negociação em seis lados é a melhor forma de conseguir esta meta.

Hill, que, além disso, é assessor da Secretaria de Estado americana para temas do leste asiático, insistiu que seu país não tem intenção de invadir a Coréia do Norte, e pediu ao país comunista que volte ao diálogo multilateral do qual participam as duas Coréias, os EUA, a China, o Japão e a Rússia.

Em uma conferência paralela ao encontro, o diplomata americano revelou que China e EUA estudam como melhorar a eficácia dessas negociações e se comprometeram a fazer tudo o que estiver em suas mãos para alcançar o consenso entre os participantes.

O principal negociador americano nessa crise manifestou a disposição de seu governo de adotar uma atitude flexível e criativa na mesa de negociações com Pyongyang.

Segundo Hill, a Coréia do Norte deveria perceber que este é o único caminho que lhe permitirá voltar ao seio da comunidade internacional.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/355494/visualizar/