Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Terça - 01 de Março de 2005 às 16:44
Por: RAQUEL BARROSO

    Imprimir


Foi realizada na manhã desta terça-feira (01.03), em Rio Verde (GO), a 6ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo (Condel), do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro Oeste (FCO). O objetivo específico dessa reunião extraordinária foi a conclusão da programação do FCO- 2005, que teve início durante a 33ª Reunião Ordinária, realizada no dia 17 de dezembro do ano passado.

O secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alexandre Furlan, representante oficial de Mato Grosso no Conselho, afirmou que o Condel-FCO aprovou o repasse de R$ 500 milhões do FAT- Integrar para o financiamento da comercialização da safra de milho, soja, algodão, trigo e arroz. “O recurso utilizado neste financiamento deverá ter retorno até o dia 31 de dezembro deste ano”, acrescenta Furlan.

De acordo com o secretário, com o objetivo de reduzir as perdas ocorridas pela crise no agronegócio, o Condel aprovou a prorrogação de dívidas que irá utilizar a mesma taxa de juros originais, conforme previsto no Manual de Crédito Rural.

“Essas duas proposições aprovadas pelo Conselho foram à contribuição do Condel para a reunião dos governadores, que será realizada nesta quarta-feira (02-03), em Brasília”, afirma Alexandre Furlan.

O Conselho também aprovou as sugestões de alteração de vários itens do Programa de Conservação Natureza (Pró-Natureza). “Essas sugestões foram encaminhadas pelo grupo de trabalho no qual faço parte, e foram aprovados a ampliação de prazos, o aumento do número de financiados e a possibilidade de capitalização durante período de carência”, diz o secretário.

Durante a reunião extraordinária do Condel- FCO o secretário apresentou a proposição no sentido de que no programa de infra-estrutura econômica fosse financiado dentro do item de transporte rodoviário estradas vicinais, pás carregadeiras, retroescavadeiras, motoniveladores, tratores e caminhões a serem adquiridos por consórcios privados que tenham como única atividade a manutenção, constituição e recuperação de estradas vicinais e coletoras.

“Para analisar esta proposta o Conselho criou um grupo de trabalho que irá estudar o financiamento de veículos automotores em todos os programas do FCO. Esse grupo, no qual estou inserido, terá que entregar em 60 dias a proposta par ser analisada pelo Condel- FCO”, afirma Furlan.

Sobre a proposta apresentada novamente pelo Ministério de Integração Nacional com relação à redução do porte, com base no faturamento bruto, para o FCO- Empresarial, o Conselho Deliberativo do FCO não aprovou. “Lutamos pela não aprovação dessa proposta apresentada pelo Ministério pois entendemos que ela encarece os custos para os tomadores e dificulta ainda mais a aplicação de 51% de recursos para micro e pequenas empresas.

Outra decisão aprovada pelo Condel foi a proposta de Mato Grosso que permite o acompanhamento da execução dos projetos pelos Conselhos de Desenvolvimentos Estaduais. “Daqui para frente todos os projetos aprovados pelos Conselhos terá essa condição”, acrescenta Alexandre Furlan.

Nesta quarta-feira (02-03), o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alexandre Furlan, estará em Brasília participando da Reunião dos Secretários de Estado de Indústria e Comércio. Além desse compromisso, o secretário tem agendado no mesmo dia uma audiência com o Ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, durante a qual o secretário tratará de assuntos de interesse da indústria madeireira.





Fonte: Assessoria/Sicme-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/356088/visualizar/