Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 01 de Março de 2005 às 10:07
Por: ALUÍZIO DE AZEVEDO

    Imprimir


O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vem desenvolvendo diversas ações que visam diminuir o número de analfabetos no Estado (segundo o Censo 2002, 224 mil pessoas ou 11% da população) e conseqüentemente aumentar a escolaridade dos mato-grossenses (média de 6,5 anos).

O mais novo projeto desenvolvido pela Seduc, para garantir a alfabetização de adultos no Estado, é o serviço de Disque-Alfabetização, que começou a funcionar nesta semana pelo número 0800-647-6325. Por meio deste telefone, que é coordenado pela Superintendência de Ensino e Currículo, a população poderá tirar dúvidas sobre o projeto Letração, que visa erradicar o analfabetismo no Estado; e também sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“As pessoas que abandonaram os estudos até querem voltar para a escola, mas não no Ensino Regular, porquê não têm mais tempo; trabalham e até mesmo por falta de informação dos estabelecimentos de ensino que oferecem a educação para jovens e adultos. Com a implantação deste serviço, que é totalmente gratuito, queremos ampliar os nossos atendimentos e também melhorar os índices de analfabetismo no Estado”, destaca a secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz.

Os interessados poderão ligar e se informar sobre os cursos de EJA e as turmas do LetrAção; a carga horária e o período de estudos, além das escolas que oferecem esse serviço em todo o Estado.

LETRAÇÃO – O projeto LetrAção faz parte do programa Escola Atrativa, e foi implantado com o objetivo de erradicar o analfabetismo do Estado até o ano de 2006. O projeto prevê turmas de no mínimo 20 pessoas e as aulas duram cinco meses. Posteriormente, os estudantes alfabetizados ingressam na EJA.

Atualmente, 24.065 pessoas estão aprendendo a ler e escrever em 78 municípios do Estado. Para realizar este serviço, 998 professores foram contratados. As aulas desta primeira turma acabam no dia 31 de março.

Neste ano, já foram cadastrados 3.924 alfabetizandos de 35 municípios. Para ministrar as aulas, deverão ser contratados 186 professores alfabetizadores. Segundo informa a superintendente adjunta de Ensino e Currículo, Evanildes Bordalho, as aulas para esses alunos deverão começar a partir de Abril, assim que os professores forem capacitados.

Novas matrículas para o projeto LetrAção deverão ser abertas a partir da segunda quinzena de março. “O importante é que além de alfabetizar essas pessoas, a gente consiga que elas continuem estudando, por meio da educação de jovens e adultos”, salienta a superintendente adjunta.

Em Cuiabá, 2451 pessoas estão sendo alfabetizados por meio do LetrAção e diversas escolas oferecem o EJA, entre elas, a E.E. Emília Figueiredo, Presidente Médici e Ana Maria do Couto.

“É importante que a comunidade se mobilize. Presidentes de bairro, associações comunitárias e outras entidades, como igrejas e organizações não governamentais (Ongs) podem e devem ajudar no cadastramento de alunos analfabetos. Depois de cadastrados, eles podem inclusive indicar o professor do bairro, basta procurarem a Seduc, as Assessorias Pedagógicas, as Secretarias Municipais de Educação, e a própria escola, e assim serem inseridos no projeto”, finaliza Evanildes.

EJA – A Educação de Jovens e Adultos é dividida em dois blocos, Ensino Fundamental (seis anos) e Ensino Médio (três anos). No primeiro bloco ela faz atendimento a jovens acima de 14 anos e no segundo para pessoas com idade superior a 18 anos. O diferencial desse sistema, é que os estudantes podem progredir de uma série para outra sem ter que esperarem o tempo regular.

“Cada escola tem autonomia para realizar a avaliação dos alunos. Se o professor sente que o indivíduo tem condições de progredir, ele realiza uma avaliação individual e o remete para outra série”, explica a superintendente de Ensino e Currículo da Seduc, Zileide Lucinda dos Santos.

A rede estadual de ensino oferece a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 133 estabelecimentos de ensino. Segundo dados do Censo Escolar, em 2004, estas unidades atenderam 36.473 estudantes, sendo que deste 11.475 cursaram o Ensino Fundamental e outros 24.098 o Ensino Médio.





Fonte: Assessoria/Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/356225/visualizar/