Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Terça - 01 de Março de 2005 às 10:00

    Imprimir


A Estação Espacial Internacional (ISS) aguarda a chegada da nave de carga Progress M-52, lançada ontem com a ajuda do foguete Soyuz-U, na base de Baikonur, no Cazaquistão. As fotos do lançamento foram divulgadas hoje.

O lançamento da Progress M-52 foi um sucesso e transcorreu de acordo com os parâmetros previstos. A nave transporta 2.566 quilos de provisões entre combustível, água, oxigênio, alimentos, equipamentos e correspondência para a décima expedição permanente integrada pelo americano Leroy Chiao e pelo russo Salizhán Sharípov na ISS desde outubro.

De acordo com o programa de vôo, a Progress M-52 se acoplará automaticamente ao modulo russo Zvezdá amanhã às 17h38 de Brasília. Se por alguma razão o sistema de acoplamento automático falhar, Sharípov realizará a operação de forma manual, explicou o CCVE.

Em contêineres especiais também viajam mais de cinqüenta caracóis vivos para realizar um novo ciclo de experiências científicas relacionadas à medicina espacial. O cargueiro também transporta um segundo carregamento de alimentos desidratados e empacotados a vácuo fabricados pelo Instituto de Problemas Médicos e Biológicos russo e pela Nasa americana.

Este será o segundo carregamento adicional de alimentos para repor a despensa na ISS, que no final de dezembro caiu para níveis críticos. Além disso, psicólogos russos também enviaram à ISS filmes em DVD, música e livros para preencher as horas de ócio e descanso de Chiao e Sharípov.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/356230/visualizar/