Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 28 de Fevereiro de 2005 às 14:01
Por: Carlos Martins

    Imprimir


Mais de 2.500 agricultores de todo o País deverão estar presentes no 8° Encontro de Plantio Direto no Cerrado a ser realizado entre 28 de junho e 1° de julho em Tangará da Serra (239 km a Médio Norte de Cuiabá). No lançamento oficial do encontro, realizado na manhã desta segunda-feira (28.02), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, o governador Blairo Maggi destacou a importância do sistema, que além de reduzir o impacto ambiental, traz vantagem econômica aos produtores. "É um sistema que contribuiu para a expansão da cultura da soja e do algodão no Estado", frisou Maggi, falando sobre as duas culturas que colocam Mato Grosso como a maior produtora no País. Hoje, cerca de 90% das áreas ocupadas por estas culturas no Estado utilizam o plantio direto.

Dois anos depois de o Estado sediar o último encontro nacional, em Sorriso, Mato Grosso volta a ser palco do evento que é bi-anual e normalmente acontece em estados diferentes. Para os organizadores, isso é uma demonstração da importância e liderança no segmento do agribusines. "É uma oportunidade de reafirmar para o Brasil que Mato Grosso é um celeiro de produção e que concilia a produção com a preservação do meio-ambiente. O encontro, que mostrará novas tecnologias, significará também aprendizado", disse o prefeito de Tangará da Serra, Júlio César Ladeia que participou do lançamento ao lado de outras autoridades, como o senador Jonas Pinheiro, vereadores de Tangará, produtores rurais, do coordenador do encontro, Normando Corral, John Londers, diretor da Associação de Plantio Direto no Cerrado e José Airton Fidélis, presidente do Clube Amigos da Terra Parecis, entidades promotoras do encontro.

Em Mato Grosso, há pelo menos dez anos os produtores estão usando o plantio direto nas lavouras. O sistema tradicional gerava mais custos, já que o agricultor precisava fazer a aração, gradeação e o nivelamento do solo. Com o plantio direto passou-se, também, a utilizar antigas áreas, mais arenosas e que eram utilizadas como pastagem – evitando-se, assim, desmatar novas áreas. Durante o encontro, composto por palestras técnicas, painéis, vitrines de tecnologias e dinâmicas de máquinas e equipamentos – os produtores terão oportunidade de conhecer a evolução do setor. "É o próprio produtor que observa as necessidades e sugere aos fabricantes as inovações", explicou o governador Blairo Maggi, que garantiu o apoio institucional e também a presença do Governo no evento.

Para o coordenador do encontro, Normando Corral, o 8° Encontro de Plantio Direto no Cerrado vai contribuir para os produtores encontrarem soluços para os problemas que são comuns a todos. O momento será também para mostrar a união dos produtores, mesmo diante de situações difíceis, como explicou José Airton Fidélis, presidente do Clube Amigos da Terra Parecis. "Com o plantio direto é possível usar tecnologia sem agredir o meio-ambiente", disse o dirigente. Além da prefeitura de Tangará da Serra, que vai entrar com o apoio logístico e uma contribuição de R$ 120 mil, também estão apoiando o encontro a Unemat, a Embrapa, a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Tangará da Serra e o Sindicato Rural de Tangará.

AGRISHOW CERRADO - Após o lançamento, falando sobre a proposta de cancelamento do Agrishow Cerrado, previsto para o mês de abril, em Rondonópolis, Maggi disse que o evento é importante para os fabricantes mostrarem seus avanços. Maggi concordou que a agricultura está passando por dificuldades, mas entende que a feira não deve ser cancelada, como chegou a ser sugerido por entidades ligadas à agricultura diante das dificuldades que enfrentam os agricultores, em razão da queda de preço do commodities no mercado internacional. "Se alguém precisar de algum equipamento e tiver dinheiro, ele compra", disse Maggi. "Se o mercado em Chicago melhorar, como já está acontecendo e o dólar se recuperar para 2,70 ou 2,80, Mato Grosso volta a acelerar com toda a força", disse o governador.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/356487/visualizar/