Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 26 de Fevereiro de 2005 às 17:07

    Imprimir


O exército dos EUA levou adiante neste sábado sua ofensiva na conflituosa província de Al-Anbar, coração da insurgência no Iraque, país onde hoje morreram dez pessoas em uma nova onda de violência.

Além disso, a locutora iraquiano seqüestrada na semana passada perto da cidade de Mossul foi achada morta com um disparo na cabeça. Pouco após a meia-noite, unidades dos marines entraram na cidade de Haditha, cerca de 250 quilômetros ao oeste de Bagdá, onde encontraram menos resistência que o esperado.

Tanques e unidades a pé irromperam no povoado por volta das 02.30 (20.30 de sexta-feira em Brasília), onde lançaram emboscadas com pequenos grupos de insurgentes armados com fuzis e outras armas leves.

As fontes militares não deram dados de possíveis baixas nem disseram se houve detenções durante a incursão. Horas depois, três civis iraquianos morreram e mais dez ficaram feridos em um ataque insurgente contra as tropas americanas em Ramadi, capital de Al-Anbar, cerca de 100 quilômetros ao oeste de Bagdá

Segundo a rádio iraquiano, que citou fontes locais, as vítimas ficaram envolvidas em fogo cruzado quando um grupo de rebeldes atirou contra forças americanas posicionadas no centro da cidade.

Os dois incidentes fazem parte da ofensiva lançada há uma semana pelo exército americano com o objetivo declarado de erradicar a insurgência. Desde então, tropas americanas, apoiadas por forças iraquianas, detiveram mais de 150 suspeitos e apreenderam armas, munição e explosivos.

Por outro lado, a polícia iraquiana informou que em Khan Al Nos, cerca de 160 quilômetros ao sul da capital iraquiana, três ocupantes de um carro - um homem com a mulher e a sogra - perderam a vida crivados por um soldado americano que viajava em um comboio.

Em outro incidente similar, a polícia iraquiana informou do assassinato de dois civis iraquianas, baleados por soldados americanos no bairro de Al-Gazaliya, no oeste da capital, depois da explosão de uma bomba de fabricação caseira.

Além disso, um soldado iraquiano morreu e sete outras pessoas - cinco militares e dois civis - ficaram feridas na explosão de um carro-bomba na estrada que leva ao sul, próxima da cidade de Mesayeb, ao sudoeste de Bagdá, informou o oficial de polícia Abbas Nasraui.

Na mesma área, um suicida ao volante de um automóvel carregado de explosivos lançou o veículo contra um posto de controle, mas não causou vítimas.

No norte, foi encontrado o corpo da locutora iraquiana Raida al-Wazan, seqüestrada na semana passada perto de Mossul. O cadáver apareceu na sexta-feira.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/357015/visualizar/