Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 24 de Fevereiro de 2005 às 18:55
Por: JOANICE DE DEUS

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (Ses), por meio da Escola de Saúde Pública (ESP), investe na qualificação dos trabalhadores de nível técnico da área de saúde. É com esse objetivo que a Coordenadoria de Formação Técnica em Saúde da Escola desenvolve cursos na área de Enfermagem, Técnico em Higiene Dental (THD), Patologia Clínica (PC), Vigilância Sanitária e Saúde Mental (Visa) e de Agentes Comunitários de Saúde. Os cursos são disponibilizados para todos os profissionais da área técnica de Mato Grosso.

Uma das novidades para este ano é a turma do curso de técnico em raio X, cuja implantação vem sendo estudada há 11 anos e, só agora, numa determinação da Secretaria de Estado de Saúde, está sendo possível realização das aulas. “Além disso, nós desenvolvemos dois cursos de especialização em nível médio, que são ‘UTI Adulto’ e ‘Atenção Básica’”, comentou a coordenadora de Formação Técnica em Saúde da Escola de Saúde Pública, Eliete Balbina Santos Saragiotto.

Conforme Eliete são 35 vagas, já preenchidas por trabalhadores que atuam na área e que necessitam de capacitação e qualificação para continuar desenvolvendo a função. “As 35 vagas foram distribuídas para instituições que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que executam atividades de raio X”, disse.

O início das aulas está previsto para o dia 14 de março e será ministrado por profissionais altamente capacitados na área de radiologia. “O curso é importante para o Estado por vários motivos. Primeiro por que Mato Grosso é pioneiro na realização deste curso em nível nacional nas escolas de saúde pública do país. Segundo por que visa melhorar a qualidade do serviço oferecido à população, uma vez que vamos trabalhar os procedimentos técnico-científicos, oferecendo identidade profissional a esses trabalhadores que há anos desenvolvem a função e não tinham formação profissional”, comentou.

Como a demanda é muito grande, Eliete comentou ainda que é estudada a possibilidade de abrir uma nova turma até o final do primeiro semestre deste ano. “Vamos ver se há possibilidade de abrir uma segunda turma para atender a demanda que vem do Interior do Estado”, observou.

Uma demanda cada vez mais crescente até por que, no último dia 17 de fevereiro, o secretário de Saúde do Estado de Mato Grosso, Marcos Henrique Machado, e a governadora em exercício, Iracy França, entregaram para 24 municípios, entre eles Dom Aquino, aparelhos de raio-X e ultra-som, num investimentos de R$ 1,25 milhão oriundos do Fundo Estadual de Saúde. A entrega dos equipamentos visa fortalecer a política de interiorização das ações da Saúde.

Além de Dom Aquino, os municípios de Porto Alegre do Norte, Tapurah, Vila Rica, Comodoro, Porto dos Gaúchos, Luciara, União do Sul e o Hospital do Câncer (Cuiabá), receberão, cada um, o aparelho. Já os municípios de Tangará da Serra, Luciara, Comodoro, Porto dos Gaúchos, Araputanga, Terra Nova do Norte, Nova Brasilândia, Poconé, Vila Rica, Tapurah, Rosário Oeste, Campo Novo dos Parecis, Santa Cruz do Xingu, e hospitais Júlio Muller e do Câncer receberam aparelhos de ultra-som.





Fonte: Assessoria Ses/MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/357504/visualizar/