Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 24 de Fevereiro de 2005 às 14:13

    Imprimir


Com o objetivo de debater com a população cuiabana, foi realizada, nesta quinta-feira, em sessão ordinária da Câmara de Municipal de Cuiabá, a Tribuna Livre sobre células-tronco com o clínico-geral e professor de medicina, Marcelo Sandrin. Durante cerca de dez minutos, Sandrin falou sobre as questões éticas e sociais do uso das células-tronco.

O médico explicou que existem, hoje, duas formas de se obter células-tronco: ou através da extração do sangue do cordão umbilical de recém-nascidos ou de células embrionárias. Defensor da utilização das células encontradas no cordão umbilical de bebês, Sandrin informou que já é possível colher o sangue no momento do nascimento da criança nos hospitais da Capital. O armazenamento do sangue, porém, só pode ser realizado em clínicas especializadas em razão de sua complexidade. Após a armazenagem do material genético, as células-tronco passam a integrar um banco de dados mundial e podem ser emprestadas para pessoas de diversos países.

De acordo com Sandrin, a apresentação do tema aos parlamentares é importante porque, em breve, será necessário legislar sobre a utilização das células-tronco. "Estamos iniciando uma discussão que vai gerar leis éticas para orientar como médicos e cientistas devem proceder", salientou.

O vereador Domingos Sávio (PT) já apresentou à Câmara Municipal de Cuiabá requerimento para a realização de audiência pública sobre células-tronco, quando





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/357580/visualizar/