Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Terça - 22 de Fevereiro de 2005 às 06:56
Por: Juliana Scardua

    Imprimir


Além de exigir que o traçado original da Ferronorte seja cumprido, com a chegada dos trilhos a Cuiabá, o Fórum Pró-Ferrovia passa a endossar o manifesto Ponte Rodoferroviária SOS Brasil. O fórum reivindica reformas na ponte rodoferroviária que interliga os municípios de Rubinéia-SP e Aparecida do Taboado-MS, principal portal de acesso das ferrovias ao Centro-Oeste. Pela via são escoados cerca de 20% de toda a produção de grãos do país. Caso as reformas não sejam iniciadas até o final de março, a ponte poderá ser interditada numa manifestação.

Com base em matérias publicadas pela imprensa nacional, o fórum denuncia que a ponte vem registrando inúmeros defeitos, como a presença de cupins nos pilares, infiltrações e falta de iluminação. A ponte, ativada em 1998, é considerada uma das maiores do mundo, com 3.770 metros de extensão. Na obra foram aplicados US$ 500 milhões. Além do Fórum Pró-Ferrovia, integra a mobilização a Associação dos Municípios da Araraquarense, entidade que engloba 120 cidades.

O pedido de ação emergencial para viabilizar os reparos na via de escoamento foi feito pessoalmente ao ministro dos Transportes, Alfredo Pereira do Nascimento, na semana passada. Segundo o presidente do Fórum Pró-Ferrovia, Francisco Vuolo, o ministro se prontificou a intermediar um convênio entre o governo federal e o governo de São Paulo para identificar os danos e viabilizar os recursos necessários às reparações.

A nova reunião do fórum, realizada ontem, também marcou a adesão oficial da senadora Serys Marli e da deputada estadual Vera Araújo ao movimento. A senadora sinalizou que irá pressionar em Brasília pela liberação de R$ 66 milhões, previstos pelo ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, destinados às obras no trecho entre Alto Araguaia e Rondonópolis.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/358188/visualizar/