Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 21 de Fevereiro de 2005 às 07:11

    Imprimir


O órgão da Grã-Bretanha que regula a comercialização de alimentos - Food Standards Agency (FSA) - está retirando das prateleiras de todo o país centenas de produtos inadvertidamente contaminados com um corante ilegal.

O corante, conhecido como Sudan I, está ligado ao aumento do risco de câncer, mas acredita-se que ele não chega a trazer problemas para a saúde nas concentrações encontradas nestes produtos.

O corante ilegal estava em um lote de pimenta em pó usada pela empresa Premier Foods para manufaturar o molho Worcester, um ingrediente tradicional da culinária inglesa.

O molho foi usado como ingrediente de pelo menos 350 produtos diferentes.

Recolhimento

O FSA está trabalhando junto à indústria e às autoridades locais para garantir que estoques remanescentes dos alimentos sejam recolhidos.

Mas os alimentos, como sopas, molhos e refeições prontas, foram distribuídos por uma área bastante ampla.

O FSA pediu para que os consumidores que tiverem algum dos alimentos ainda em suas casas entre em contato com o supermercado onde os compraram e peçam o reembolso do dinheiro gasto na compra do produto.

Jon Bell, diretor-executivo do FSA, disse que, por causa do uso generalizado do molho Worcester, o órgão pode encontrar mais produtos afetados e removê-los do mercado.

Julie Sharp, de um instituto de pesquisa sobre o câncer da Grã-Bretanha, disse que as pessoas que já comeram estes alimentos contaminados não têm motivo para entrar em pânico.

Segundo Sharp, "o risco de câncer em seres humanos apresentado por Sudan I não foi provado e qualquer risco representado por estes alimentos provavelmente será muito pequeno mesmo".

"O câncer é causado por um acúmulo de danos às células com várias origens."

Em declaração, a Premier Foods disse que recebeu o ingrediente de uma fonte idônea na Grã-Bretanha que, por sua vez, recebeu-o de outra companhia britânica.

A Premier Foods recebeu garantia por escrito de que a pimenta em pó não continha Sudan I.

"É preciso destacar que o recolhimento do produto é uma medida puramente preventiva, e os níveis em que Sudan I são encontrados nos produtos citados não apresenta risco imediato à saúde."

Solventes

O Sudan I é um corante avermelhado usado em solventes, óleos, gasolina e ceras para sapatos e para o chão. Seu uso foi proibido em produtos alimentares na Grã-Bretanha e em toda a União Européia.

Desde julho de 2003, toda a pimenta em pó importada pela Grã-Bretanha tem que ter uma garantia de que não inclui o Sudan I.

O FSA e as autoridades locais costumam testar aleatoriamente amostras de mais de mil carregamentos de produtos à base de pimenta por ano.

Mas o lote de molho Worcester afetado foi feito antes da implementação dos testes aleatórios e foi descoberto depois de verificações nos produtos da Premier Foods que eram exportados para a Itália.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/358489/visualizar/