Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 18 de Fevereiro de 2005 às 13:31

    Imprimir


Brigar com o marido pode fazer bem à saúde das mulheres, sugere um novo estudo. Segundo a publicação especializada Journal of the American Heart Association, as esposas que ficam caladas em situação de conflito têm quatro vezes mais chances de morrer de doenças cardíacas e outros males do que aquelas que entram nas discussões.

Especialistas em problemas do coração da Grã-Bretanha afirmam, porém, que os resultados da pesquisa devem ser recebidos com cautela.

As equipes da Universidade de Boston e da Eaker Epidemiology Enterprises, em Wisconsin, estudaram 3,7 mil pessoas ao longo de dez anos na cidade de Framingham, Massachusetts.

A pesquisa também mostrou que o casamento pode beneficiar a saúde dos homens, já que os maridos estudados apresentaram apenas metade das chances de morrer de ataques cardíacos que os solteiros.

"Acreditamos ter encontrado características do casamento que têm um impacto sobre a saúde e longevidade das pessoas", disse a chefe dos pesquisadores, Elaine Eaker.

Trabalho

Um outro estudo com 35 mil mulheres feito pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças em Atlanta observou a relação entre doenças cardiovasculares e o trabalho.

Segundo os resultados obtidos, as mulheres desempregadas à procura de emprego tinham a forma física mais frágil, com quase um terço delas apresentando pressão alta e 6% relatando ter sofrido um ataque cardíaco, derrame ou dor no peito.

Já aquelas com emprego mostraram-se as mais saudáveis – só uma em cada cinco tinham pressão alta e 2% disseram sofrer de doenças cardiovasculares.

A pesquisadores Sheree Marshall-Williams afirmou que o risco maior de problemas cardíacos é causado pelo "estresse social em resposta ao fato de terem sido demitidas e não serem capazes de encontrar um emprego".





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/359054/visualizar/