Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 18 de Fevereiro de 2005 às 12:30
Por: Márcia Wonghon

    Imprimir


Recife - A população de Recife está sendo orientada a redobrar os cuidados com a higiene, descontaminando água, verduras e frutas com hipoclorito de sódio. O trabalho de conscientização vem sendo realizado por meio da distribuição de panfletos educativos, por agentes do Programa de Saúde da Família.

A medida foi tomada pela secretaria municipal de Saúde, após a suspeita do segundo caso de cólera do ano em Recife. A provável vítima é um menino de quatro anos, filho de uma empregada doméstica. A criança teve diarréia, foi medicada e passa bem. O resultado do exame de laboratório será divulgado hoje.

O secretário executivo de Saúde, Evaldo Melo, descartou a possibilidade de surto da doença. Ele disse que as ações de prevenção foram intensificadas, por medida de segurança, em cinco áreas de alto risco, onde a população consome água de poço sem tratamento com cloro.

Praticamente todos os casos de diarréia estão sendo monitorados nas policlínicas da cidade, para verificar a presença do vibrião colérico. Cinco mil doses de hipoclorito de sódio serão distribuídas de casa em casa em 25 bairros.

Na capital, os últimos casos de cólera foram registrados no ano de 2000, quando 175 pessoas contraíram a enfermidade e duas morreram. São Bento do Uma e Recife são as duas únicas cidades do Brasil a notificar casos de cólera, doença intestinal infecciosa, que tem como principais sintomas diarréia e vômito, podendo levar o paciente à desidratação e morte.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/359070/visualizar/