Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 17 de Fevereiro de 2005 às 19:13

    Imprimir


A disseminação do vírus da gripe do frango pode estar sendo subestimada devido à falta de entendimento de como a doença afeta o corpo humano, segundo cientistas britânicos que trabalham na Universidade de Oxford

Os pesquisadores, que estudaram as mortes provocadas pela doença no Vietnã, sugerem que a gripe do frango pode atacar todas as partes do corpo, não apenas os pulmões, como se pensava.

Os cientistas – que publicaram seu artigo no New England Journal of Medicine - dizem ainda que sua pesquisa mostra que o número de casos de infecção humana com o vírus pode ter sido subestimado.

Eles também afirmam que as pessoas infectadas com a doença podem passar o vírus para outros humanos.

Até o momento, 33 pessoas morreram por causa da doença, todas em países asiáticos.

Mudanças

A Organização Mundial de Saúde (OMS) disse que vai mudar a sua definição do que constitui a infecção da gripe do frango.

Especialistas acreditam que milhares de pessoas podem estar correndo o risco de contrair a doença caso a infecção entre humanos seja mesmo possível.

Os pesquisadores analisaram a morte de dois irmãos que moravam em um apartamento de um quarto com os pais no Vietnã.

Eles foram internados em um hospital com gastroenterite e encefalite crônica, indisposições comuns no país.

Nenhum dos dois apresentava problemas respiratórios, considerados típicos em casos da gripe.

Ataque

Mas exames mostraram que o menino de quatro anos tinha sinais do vírus em suas fezes, sangue, nariz e no líquido em volta do cérebro.

Isso indicaria que o vírus, conhecido como H5N1, pode atacar outras partes do corpo, e não somente os pulmões.

Há a suspeita de que a menina, de 9 anos, que morreu duas semanas antes, também tinha sinais do vírus.

"Isso mostra que quando alguém sofre de alguma doença severa nós temos de considerar que a gripe do frango pode ser a causa", diz Menno de Jong, cientista-chefe da pesquisa.

"Pode ser possível tratar, mas é necessário agir logo no primeiro estágio da doença, então o conhecimento de todos os sintomas possíveis é vital."

"Esse último estudo mostra a possibilidade de os sintomas da gripe do frango se apresentarem de diferentes maneiras. O principal foco são pacientes com doenças respiratórias, mas claramente isso não é a única coisa que devemos levar em conta", diz Jeremy Farrar, diretor da unidade do Welcome Trust no Vietnã.

"Portanto, o número de casos com o vírus pode ter sido subestimado."

Farrar disse que a presença do vírus em fezes sugere que ele pode ser transmitido entre humanos, especialmente em pessoas que vivem em locais com condições sanitárias precárias.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/359302/visualizar/