Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 06 de Janeiro de 2005 às 23:31

    Imprimir


Uma proteína chamada CRP (proteína reativa C), cujo nível é usado para avaliar a inflamação no organismo, pode ter um papel importante na evolução de doenças cardiovasculares, quem sabe tão determinante quanto o colesterol. A revelação foi feita hoje com a publicação de dois estudos no New England Journal of Medecine.

Os resultados das investigações mostram evidências de que a inflamação pode danificar o coração e as artérias, assim como gerar crises cardíacas. "Atualmente temos indícios clínicos sólidos que revelam que uma redução do CRP é tão importante quanto uma redução da taxa de colesterol", declarou o médico Paul Ridker, do hospital de mulheres de Boston em Massachusetts.

Entretanto, outros cardiologistas advertiram que estas pesquisas não são suficientes para afirmar de forma definitiva que existe uma ligação entre o nível de CRP e as doenças cardiovasculares.

Todos estes especialistas concordaram sobre a necessidade de realizar mais estudos sobre o assunto: as duas pesquisas foram realizadas com pessoas com doenças cardiovasculares avançadas, motivo pelo qual fica difícil saber se uma redução do CRP é útil para pessoas em bom estado de saúde.

Se a ligação entre o nível do CRP e as doenças cardiovasculares ficar comprovada abrirá caminho para um novo mercado de medicamentos.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/360855/visualizar/