Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Terça - 21 de Dezembro de 2004 às 22:08

    Imprimir


O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Nunes, afirmou hoje que o presidente Lula tem direito a manifestar as suas opiniões, mas que os dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), que apontou a existência de mais adultos obesos do que desnutridos no Brasil, são confiáveis.

A declaração foi motivada por comentários do presidente, que afirmou ontem que as pessoas "têm vergonha de dizer que passam fome", o que invalidaria os resultados da pesquisa. Em declaração ao Jornal Nacional, Nunes defendeu os dados do IBGE e as opiniões de Lula.

"Diante de uma pesquisa dessa dimensão, os resultados são confiáveis. Não temos dúvida da confiabilidade dos resultados. O IBGE é uma instituição séria, com 68 anos de existência. Com a mesma naturalidade que afirmamos a confiabilidade dos nossos números, consideramos que todo cidadão tem direito de discordar dos resultados, principalmente o presidente. Não temos pretensão de sermos os donos da verdade", disse Nunes.

Nunes disse, ainda, que os dados eram confiáveis porque não utilizaram de dados subjetivos, como respostas das pessoas, para chegar a suas conclusões. Os dados são baseados no Índice de Massa Corporal (IMC), calculado pelo peso em quilos divido pela altura em metros ao quadrado. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um IMC abaixo de 18,5 indica déficit de peso; igual ou acima de 25 aponta excesso de peso e igual ou acima de 30 mostra obesidade.

O IBGE ouviu pessoas com 20 anos ou mais de famílias das áreas urbanas e rurais de todo o País entre julho de 2002 e junho de 2003.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/363136/visualizar/