Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 14 de Dezembro de 2004 às 20:09

    Imprimir


O ano de 2005 promete trazer boas mudanças para o setor arrozeiro em Mato Grosso. Principal meta dos empresários, o Arranjo Produtivo Local teve sua criação garantida com a assinatura do protocolo de intenções pelo secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia (SICME), Alexandre Furlan, nesta terça-feira (14-12), no início da reunião de diretoria da FIEMT (Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso). O documento, produzido pelo Núcleo Setorial do Arroz e SIAMT (Sindicato Intermunicipal das Indústrias da Alimentação no Estado de Mato Grosso), oficializa o fechamento de um convênio para o próximo ano, envolvendo as duas entidades e a SICME.

Com o convênio, a Secretaria se compromete a apoiar o projeto de ações do Núcleo para 2005 e 2006, por meio do Fundeic (Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial). Entre as principais propostas do Núcleo Setorial do Arroz para os próximos anos estão a criação do APL e o desenvolvimento de cursos nas áreas técnicas e de qualificação profissional. “A falta de mão-de-obra técnica qualificada é o principal entrave do setor, além de ser uma das exigências para as empresas serem beneficiadas pelo ProArroz, programa de incentivos fiscais do Governo”, avalia o presidente do SIAMT, Marco Antônio Lorga.

Mato Grosso é hoje o segundo maior produtor nacional de arroz (1,8 milhões de toneladas por ano) e possui o segundo maior parque industrial do Brasil. São 260 empresas instaladas, gerando aproximadamente dois mil empregos diretos. “É um dos principais segmentos econômicos do Estado, constituído principalmente por pequenas e médias empresas de característica familiar”, afirma Lorga. “A organização dos empresários por meio do Núcleo, desenvolvendo ações em conjunto, como a criação do APL, garantem o fortalecimento do setor e aumenta a competitividade do produto no mercado”.

Segundo o Secretário de Indústria, as verbas para a execução do projeto serão liberadas de acordo com os recursos orçamentários do ProArroz. “O projeto do Núcleo é longo (dois anos), com investimentos superiores a um milhão de reais”, avalia Furlan. “Ações em conjunto como esta solidificam e fortalecem o setor, além de adequar às exigências do ProArroz ”, afirma.

De acordo com o presidente do SIAMT, a partir da assinatura do convênio e a liberação de verbas pela SICME, o primeiro passo do Núcleo será a criação do APL. “Por meio do APL, vamos oferecer cursos de qualificação e alfabetização, promover consultorias, criar uma ‘Central de Compras’, realizar trabalhos de pesquisa para melhoria da qualidade da matéria-prima e do produto final, além de atender outras necessidades do setor”, explica Lorga.

Criação do APL gera benefícios para empresários

Integrante do Núcleo Setorial do Arroz em Mato Grosso, o empresário Jair Bernardo, proprietário da Escolhido Alimentos, avalia de maneira positiva a criação do APL no Estado. “Com as ações do APL, como o trabalho de qualificação profissional, agregamos valores ao nosso produto. Esse processo vai proporcionar benefícios a longo prazo”. Jair destacou a troca de informações entre empresários durante as reuniões do Núcleo. “A classe empresarial está bastante entrosada e consciente da necessidade de implantar um padrão de qualidade nos produtos”.

Outro empresário que se mostrou satisfeito com as ações do Núcleo e principalmente com a criação do APL foi João Alberto Reichow, da Camil Alimentos S.A.. Maior beneficiadora de arroz no Brasil, com um volume de produção de 12 milhões de fardos por anos, a empresa está se instalando em Mato Grosso e deve começar a operar no início de 2005, gerando 30 empregos diretos no Estado. “Com as ações de qualificação profissional já desenvolvidas pelo Núcleo e que posteriormente serão desenvolvidas pelo APL, teremos mais chances de encontrar trabalhadores aptos à contratação”, avalia.

Núcleo Setorial do Arroz doa alimentos para campanha ‘Natal das Crianças’

Os representantes do Núcleo Setorial do Arroz doaram cerca de 10 toneladas de alimentos a campanha ‘Natal das Crianças’, do Governo do Estado. A entrega foi feita a assessora especial de Trabalho e Emprego, Márcia Gebara, representando no ato a coordenadora da campanha, a Secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi. A solenidade foi realizada antes da assinatura do Protocolo de Intenções envolvendo o Núcleo Setorial do Arroz e a SICME. “Isso demonstra o envolvimento dos empresários com suas responsabilidades sociais”, avalia o presidente do SIAMT. Segundo o Secretário de Indústria, Alexandre Furlan, a campanha já arrecadou mais de 700 toneladas de alimentos, superando a meta de 500 toneladas.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/364609/visualizar/