Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 25 de Novembro de 2004 às 08:31

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (SES) promove no Dia Mundial de Luta contra a Aids (1º de dezembro) diversas ações de mobilização em atenção à doença acometida em mulheres. A SES tem em seus registros 940 casos de mulheres com o vírus da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (HIV em inglês). A ação de prevenção à transmissão da sífilis e do HIV é voltada para mulheres grávidas, profissionais de saúde e gestores.

O objetivo é promover a melhoria da qualidade do pré-natal, incentivando profissionais de saúde a oferecerem os testes para diagnosticar e, nos casos positivos, tratar a mãe e o parceiro, evitando a infecção do bebê.

"A principal preocupação da Secretaria de Estado de Saúde no enfrentamento da doença é a realização do teste do HIV e VDRL (teste da Sífilis) em mulheres e principalmente as que estão gestantes", informa a técnica da coordenadoria estadual em DST/Aids Dorvina Figueiredo. "Os números são considerados baixos. Acredita-se que não é o reflexo da realidade. O que é necessário fazer é sensibilizar as mulheres para o teste. Muitas têm preconceito ou medo dos resultados. Mas o teste é a primeira ação de prevenção e controle da doença", disse.

A segunda e importante ação da SES é buscar os médicos ginecologistas como os grandes parceiros para o enfrentamento do problema da baixa notificação dos casos da doença no Estado. A capacitação dos profissionais de saúde e dos gestores municipais está sendo considerada a ação de resultado para obtenção de êxito das notificações.

Segundo a técnica Dorvina Figueiredo, a Saúde já oferece apoio e leva serviços de saúde às mães portadoras do vírus, antes, durante e após o parto, e ainda fornece medicamentos e garante o leite necessário ao bebê. "A mãe contaminada não pode amamentar. O leite passa a ser uma fonte de transmissão ao bebê", comentou Dorvina.

Fazem parte do organograma de trabalho da área técnica da DST/Aids as capacitações de médicos ginecologistas na capital e interior. "Eles serão a ponte que a Saúde precisa na conscientização das mulheres sobre a importância dos exames durante o pré-natal, para que a doença não seja transmitida da mãe para o bebê. Orientamos que qualquer paciente que procurar esse especialista deve ser informada sobre a importância da realização do teste", informou Dorvina.

A Secretaria de Estado de Saúde desenvolve ação pactuada com o município de Cuiabá na garantia do acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde aos exames, tratamentos e capacitação aos profissionais dos serviços de saúde da rede SUS. "O exame de HIV é oferecido gratuitamente pela rede pública de saúde", disse Dorvina.

Os serviços para a realização dos testes são os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA's). "Os exames são sigilosos e gratuitos. Os CTAs estão à disposição da população para a realização dos exames e encaminhamento para os Serviços de Assistência Especializada (SAE)", enfatizou Dorvina Figueiredo. Estão situados em Cuiabá no Centro de Referência de Média e Alta Complexidade (Cermac) na rua Thogo Pereira s/nº, Porto; na avenida Miguel Sutil nº 2880, bairro Jardim Paulista; Policlínicas do Verdão, Coxipó, CPA I, Planalto e Pascoal Ramos.

Os SAEs fazem o acompanhamento clínico e o fornecimento dos medicamentos e exames CD4/CD8 e carga viral, tanto para os portadores do vírus como para os doentes. Os municípios que atendem a esses serviços são Rondonópolis, Sinop e Cuiabá. "A intenção do Estado é cada vez mais descentralizar os serviços, para facilitar o atendimento aos usuários do SUS e a adesão ao tratamento", disse a técnica Cristina Fernandes.




Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/367245/visualizar/