Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 05 de Novembro de 2004 às 14:28

    Imprimir


A jovem Fernanda Avelino Santana, 12 anos, aluna da 6ª série da Escola Municipal Caminhos do Saber, de Nova Mutum, conquistou o terceiro lugar na 7ª Olimpíada Brasileira de Astronomia, promovida pela Associação Brasileira de Astronomia. Além disso, outros 61 alunos da referida escola obtiveram classificação e receberam na tarde de ontem, dia 03, certificados de participação.

A Olimpíada consiste em responder uma prova elaborada pela Associação Brasileira de Astronomia com questões sobre matemática, ciências e história, específicas para o nível três, que engloba alunos de 5ª a 8ª série. A prova foi aplicada no mês de maio para 264 alunos da Escola Caminhos do Saber. 2.703 escolas de todo Brasil participaram, razão pela qual o resultado obtido por Fernanda está sendo muito comemorado.

Para o diretor da escola, Jean Watzel, o resultado é uma grande conquista. “É a primeira vez que participamos e o fato de termos tanto alunos classificados e uma com o terceiro lugar mostra que o trabalho desempenhado na escola é de qualidade e oferece retorno”, disse. O diretor lembrou que a aplicação prova interdisciplinar contou com o envolvimento de todos os professores e que eles estão muito contentes.

Fernanda disse que uma de suas matérias preferidas é matemática e que a prova não estava difícil, pois o conteúdo não se diferenciava do que eles estavam aprendendo em sala de aula. Já o fato de ter se classificado em terceiro lugar em nível de Brasil foi sim uma surpresa para ela. A classificação dos alunos possibilitou que a escola recebesse materiais sobre astronomia que os professores vão utilizar na preparação das aulas.

A 7ª Olimpíada Brasileira de Astronomia é uma das maiores do gênero e é reconhecida por isso. Entre as instituições e entidades que são parceiras na sua realização está a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ.




Fonte: Márcio Uhde

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/368235/visualizar/