Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 01 de Novembro de 2004 às 08:40
Por: Ana Drumond

    Imprimir


Com a eleição de Wilson Santos (PSDB) prefeito de Cuiabá, sobe para oito o número de prefeituras que serão comandadas pelo partido a partir de 2005 em Mato Grosso. A presença da Capital no rol das administrações tucanas agrega à legenda maior potencial para as eleições de 2006. Os oito municípios abrigam mais de 432 mil eleitores, do total de 1,8 milhão do Estado. Mais de 340 mil apenas em Cuiabá.

Partido derrotado neste segundo turno em Cuiabá, o PT também fez, no primeiro turno, sete prefeituras no interior do Estado. Atualmente, a sigla tem apenas a administração de Juína, onde o candidato à reeleição, Altir Perruzo, não obteve êxito.

A partir de 2005, os tucanos estarão administrando, além da Capital, os municípios de Cocalinho (Juarez Falone), Feliz Natal (Manuel), Santa Carmen (Rudimar), Sinop (Nilson Leitão), Vale de São Domingos (Yolanda de Gois), Cláudia (Kuerten) e São José do Xingu (Sola). Das 1.291 vagas de vereadores em todo o Estado, o PSDB ocupará 120 delas.

A eleição de Wilson Santos poderá, em 2006, fortalecer as pretensões do PSDB em concorrer ao governo do Estado. Em 2000, a eleição de Blairo Maggi governador trouxe, como um dos reflexos, a ampliação do número de prefeitos eleitos pelo partido, que lidera no ranking de eleitos mês passado. Das 91 candidaturas socialistas, 44 tiveram êxito.

No pleito de 2006, a tendência é de polarização entre o candidato ao governo pelo PPS, que poderá lançar Blairo Maggi à reeleição, e o PSDB, que tentará resgatar a eleição perdida em 2000. O PT, apesar da derrota na Capital, poderá fazer parte da disputa, representando um terceiro grupo em busca do poder estadual.

Na distribuição de forças partidárias, o resultado das eleições municipais demonstra que o PP é o segundo partido com maior número de prefeituras, 23.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/368693/visualizar/