Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 29 de Outubro de 2004 às 15:58

    Imprimir


Uma comissão liderada pelo secretário de Estado de Saúde, Marcos Henrique Machado, composta por superintendentes de Gestão, de Atenção Integral à Saúde e de Regulação, segue para Brasília, nas próximas semanas, para uma audiência com o ministro da Saúde, Humberto Costa, e sua equipe administrativa. A finalidade é entregar ao ministro as reivindicações de Mato Grosso para a saúde e estreitar o relacionamento com o Ministério.

A audiência é o resultado de uma reunião, a portas fechadas, que aconteceu após a visita do ministro a Mato Grosso nesta quinta-feira (28.10), ocasião em que foi lançado o Programa Nacional de Eliminação da Hanseníase e a entrega de 17 ambulâncias do Projeto Samu-192. Participaram dessa reunião o ministro de Saúde, Humberto Costa e sua equipe, o secretário Marcos Henrique Machado, o secretário-adjunto Antônio Augusto de Carvalho, o deputado federal Carlos Abcallil, o deputado estadual Ságuas Moraes e os superintendentes Victor Rodrigues (de Atenção Integral à Saúde) e Vander Fernandes (de Regulação).

Na reunião, o secretário Marcos Machado disse ao ministro que o governador Blairo Maggi está desenvolvendo importantes ações na assistência de alta e média complexidade de saúde no Estado, com recursos próprios. Mas ele ressaltou que essas ações se ressentem de uma maior parceria com o Governo Federal. "Os recursos próprios poderiam ser direcionados para muitas outras áreas importantes, se contássemos com maior apoio do Governo Federal", disse o secretário.

Na opinião de Marcos Machado, o Estado precisa, pelo empenho de qualidade dos seus serviços, de um melhor reconhecimento e investimento por parte do Governo Federal. "Na minha gestão somos receptivos em 100% às orientações do Ministério da Saúde. Mas precisamos que o Ministério entenda que Mato Grosso tem necessidades no âmbito da saúde que precisam ser satisfeitas", ressaltou.

A pauta de reivindicações incluiu a aquisição de um acelerador linear, utilizado no tratamento do câncer, orçado em R$1,5 milhão, estabelecer parceria com o Governo Federal na implantação de um hospital de medicina tropical em Cuiabá e aporte de recursos para conclusão das obras dos hospitais do câncer e central. Foi pedida ainda a construção do hospital regional em Juína, para dar atendimento à região Noroeste do Estado e a implantação dos projetos, do Ministério da Saúde, da Farmácia Popular e Brasil Sorridente.

O secretário solicitou ainda a flexibilização das portarias do Ministério da Saúde que prevêem credenciamentos de novos serviços no Estado, resultando num aumento dos recursos repassados à saúde e ampliando o teto de atendimento à população, e ajuda no sentido de ampliar o Samu com aquisição de barcos-ambulância e até mesmo de um helicóptero, para fazer o resgate em regiões de difícil acesso.




Fonte: Secom-MT/Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/369128/visualizar/