Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Sábado - 23 de Outubro de 2004 às 08:40
Por: Lana Motta

    Imprimir


Rio de Janeiro, RJ – O Estado de Mato Grosso marcou presença de forma significativa no 32º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas ABAV 2004, aberto nesta quinta-feira, 21. Além do interesse dos profissionais da área, o estande de Mato Grosso recebeu a visita do presidente Lula, do ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, da governadora do Rio de Janeiro, Rosinha Mateus, do deputado federal Ricarte de Freitas e das principais lideranças do trade turístico nacional.

Com expectativa de registrar até domingo, a participação de cerca de 20 mil inscritos entre estudantes, profissionais e agentes de viagens de todo o país, pela primeira vez, no final de semana, o evento será aberto também à visitação pública.

O estande oficial do Governo do Estado, representado no evento pela Secretaria de Desenvolvimento de Turismo com participação da Secretaria Estadual de Cultura, Sebrae-MT e caravana de empresários foi um dos mais procurados por profissionais e agentes de viagens de todo o país.

A folheteria produzida pelo Governo especialmente para o evento, com cerca de 30 mil unidades entre revistas, cartazes, calendários, folders e DVDs, ficou esgotada nos dois primeiros dias. "Precisamos providenciar uma segunda remessa de material para atender à demanda que superou todas as nossas expectativas", afirmou Yêda Marli de Oliveira Assis, secretária de Turismo de Mato Grosso.

Para Yêda Assis, uma das razões para o expressivo interesse pelo Estado é o lançamento oficial da rota Mato Grosso no evento pela CVC Viagens, uma das maiores operadoras de turismo do país, viabilizado pelo convênio assinado em setembro entre o Governo do Estado e a Fundação Pantanal Convention and Visitors Bureau, no valor de R$ 439 mil, visando à promoção nacional do Estado nos principais centros emissores de turistas do país, entre eles, São Paulo e Rio de Janeiro.

A secretária atribui o súbito interesse também aos expressivos números da economia de Mato Grosso, maior produtor nacional de soja e algodão, maior taxa de crescimento nacional e ainda, em 2004, os maiores índices de geração de emprego formal. "Além de todas as riquezas naturais, a força da economia de Mato Grosso impulsiona o turismo", disse.

Para Omar Lins Canavarros, Superintendente Executivo da Fundação Pantanal Convention and Visitors Bureau, esta é a "mais bonita e mais profissional participação que Mato Grosso já teve no evento". Além da caravana técnica e de empresários, Mato Grosso mostrou elementos da cultura regional, com Henrique, Claudinho e Pescuma no Rasqueado Mato-grossense, grupos de Siriri e degustação de banana verde frita acompanhada de Canjinjin, bebida fabricada artesanalmente em Vila Bela da Santíssima Trindade.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/370347/visualizar/